Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Camalaú, Paraíba - Genealogia

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Camalaú

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip Camalaú.svg.png

Localização: Mesorregião Borborema
                   Microrregião Cariri Ocidental
Área:  603,060 km²
Distância da Capital: 331Km

Datas
[editar | editar código-fonte]

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Em 1911, figura no município de Alagoa do Monteiro o distrito de Camalaú. Em 30 de março de 1938, o distrito de Canalaú e Tigre volta a denominar-se Camalaú. Em 15-11-1938, o município de Alagoa do Monteiro passou a denominar-se simplesmente Monteiro. Elevado à categoria de município com a denominação de Camalaú, em 12 de dezembro de 1961, desmembrado de Monteiro.

Antigas Denominações
[editar | editar código-fonte]

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]

Localidades
[editar | editar código-fonte]

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

Distrito dePindurão

História
[editar | editar código-fonte]

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

Camalaú é um nome de origem indígena. Poderia ter sido o nome de um chefe indígena ou de um grupo de aborígines que habitavam nas imediações da área em que a cidade está situada, assim como poderia ter sido, apenas, o nome da área em que residem esses primitivos. CAM/B/ARA/Ú (=RIO DO CAMARÁ, do tupi-guarani). Acontece, porém, que o tupi-guarani não era língua falada pelos primitivos habitantes da região (Cariris e Tarairiús). Na segunda metade do século XIX, as famílias de João José Cardoso da Silva e Clemente José de Oliveira, vindos de Pernambuco, instalaram-se na região onde se situa o Município, organizando as fazendas Boa Vista e Camalaú, respectivamente. Habitava nas proximidades a tribo dos CAIBUS, cujo Chefe Guerreiro era Camalaú, origem do nome do lugar. Rosa Cardoso fez a doação do terreno para a construção da Igreja. Até 1872, Camalaú pertencia a São João do Cariri, passando depois a integrar o território de Monteiro, até a data em que foi emancipado.

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório de Registro Civil e Notas Rua nominando Firmo, 16 Centro Cep: 58530-000 Fone: (83) 3302-1051

Cartório Distrital de Pindurão Rua Nossa Senhora da Conceição, s/n Centro Cep: 58533-000 Fone: (83) 3302-3017

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

PARÓQUIA DE SÃO PEDRO – 1923 Rua Dr. Mauro de Farias, 335 – Centro Cep: 58595-000 – Caraúbas – PB Fone: (83) 3307-1105 / (83) 3307-1095 E-mail: paroquiaspedrocbc@gmail.com

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa
[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências
[editar | editar código-fonte]

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Camalaú
  2. http://cod.ibge.gov.br/EFF

http://www.cnj.jus.br/corregedoria/registrocivil/index.php?