Caldas Brandão, Paraíba - Genealogia

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Caldas Brandão

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip Caldas Brandão.svg.png

Localização: Mesorregião Agreste Paraibano
                   Microrregião Itabaiana
Área:  55,853 km²
Distância da Capital: 60Km

Datas

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Em 1938, o distrito de Canafístula passou a denominar-se Acaú. Em 12 de outubro de 1961, o distrito de Acaú passou a denominar-se Caldas Brandão. Elevado à categoria de município com a denominação de Caldas de Brandão, em 13 de janeiro de 1965, desmembrado de Pilar. Em 29 de janeiro de 1979, o transfere a sede do município de Caldas de Brandão para o povoado de Cajá.

Antigas Denominações

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos

Localidades

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

Por volta de 1750, João Gonçalves lançou as sementes que mais tarde formariam o povoado de Canafístula, hoje Caldas Brandão. Em toda a região, sua casa era a única existente. Atraídos pela fertilidade das terras, algumas famílias ali se fixaram dando início à formação do núcleo. Entre as primeiras, podemos citar as famílias Caldas, Freire, Dantas e Paiva. Em meados de 1800, alguns frades, de ordem não identificadas, realizaram trabalhos de catequese e construíram a primeira igreja que reformada mais tarde, tornou-se a Matriz. Canafístula viveu momentos de grande movimentação mas, com o surgimento do Povoado de Mari, por onde passava importante estrada, Canafístula entrou em declínio, estacionando o rápido progresso experimentado no início. O nome Caldas Brandão é uma homenagem ao desembargador Trajano Américo de Caldas Brandão, que foi muito importante para o estado da Paraíba, como magistrado, jornalista e humanista. Ele morreu no dia 12 de setembro de 1933.

Famílias Tradicionais

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório Paiva Rangel

Rua Manoel Dantas, 120 Centro

Cep: 58350-000

Fone: (83) 3284-5153

Email: lucinaldocavalcane@hotmail.com

Cemitérios

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Outros Locais e Instituições

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Caldas Brandão
  2. http://cod.ibge.gov.br/J43

http://www.cnj.jus.br/corregedoria/registrocivil/index.php?