Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Calçoene, Amapá - Genealogia

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Brasil Gotoarrow.png Amapá Gotoarrow.png Calçoene

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Amapá Municip Calçoene.svg.jpeg

Localização: Mesorregião Norte do Amapá
                   Microrregião Oiapoque
Área: 14 269,258 km²
Distância da Capital: 384Km

Datas
[editar | editar código-fonte]

Distrito criado com a denominação de Calçoense, em 1945. Elevado á categoria de município, com a denominação de Calçoene, em 1956.

Antigas Denominações
[editar | editar código-fonte]

  • Calçoense

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]

Localidades
[editar | editar código-fonte]

O município é constituído de 3 distritos: Calçoene, Cunani e Lourenço.
Comunidades principais:Calçoene (Sede), Calafate, Carnot, Cunani, Goiabal e Lourenço.

História
[editar | editar código-fonte]

A história de Calçoene, começa em 1893 (alguns autores dizem que foi 1894), quando foi descoberto ouro no leito do rio Calçoene, pelos brasileiros Germano e Firmino Ribeiro, naturais de Curuçá (no Pará). Nesse tempo, um morador da Guiana Francesa de nome Clemente Tamba, também encontrou bastante ouro. Em razão dessas descobertas os franceses resolverem radicalizar o desejo secular de ocupar a região, reacendendo, assim, a questão do Contestado Franco-Brasileiro, com vários conflitos envolvendo brasileiros do Amapá e franceses de Caiena, culminando com a vitória diplomática dos brasileiros e a anexação da área ao Estado do Pará, em 1900. Assim, a atual cidade de Calçoene teve origem no movimento de garimpeiros e faiscadores de ouro. Em 26 de junho de 1901, de acordo com o recensamento feito em Calçoene, a população da então vila é de 500 habitantes, quase toda constituída de franceses de Caiena. Em 23 de maio de 1945 Calçoene é elevada a vila e, a 22 de dezembro de 1956, recebe foros de cidade pala Lei nº 3.056. Em 17 de setembro de 1952, as obras de construção da rodovia Br-156 chegam a Calçoene. Em 22 de dezembro de 1956, pela lei nº 3.056, é criado o município de Calçoene, instalado em 25 de janeiro de 1957.Trecho do texto do historiador Edgar Rodrigues

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Ofício de registro civil das pessoas naturais e anexos

Endereço: Av. João Estácio dos Santos, s/n

Bairro: Centro

Distrito: Calçoene

Cidade: Calçoene

CEP: 68960-000

Estado: Amapá

Telefone: (0xx96) 3423-1103 / 3423-1158

Fax: (0xx96) 3423-1103

Email: cartcalc@bol.com.br

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa
[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências
[editar | editar código-fonte]

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Calçoene
  2. http://cod.ibge.gov.br/5ZF
  3. http://www.cidade-brasil.com.br/municipio-calcoene.html