Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Cachoeira dos Índios, Paraíba - Genealogia

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Cachoeira dos Índios

Cachoeira_dos_Índios_Paraíba.jpg
(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip Cachoeira dos Índios.svg.png

Localização: Mesorregião Sertão Paraibano
                   Microrregião Cajazeiras
Área: 172,906 km²
Distância da Capital: 493Km

Datas
[editar | editar código-fonte]

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Distrito criado com a denominação de Cahoeira dos Índios em 02 de março de 1938. Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Cachoeira dos Índios, em 26 de novembro de 1961, desmembrado de Cajazeiras.

Antigas Denominações
[editar | editar código-fonte]

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]

Localidades
[editar | editar código-fonte]

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

Distritos: Balanças, Fátima, São José de Marimbas

História
[editar | editar código-fonte]

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

Data de 1905, origem do atual município de Cachoeira dos Índios. Naquele ano vindo de Antenor Navarro, chegaram ao local Manoel Cândido e sua mulher, Maria Madalena Cândido, onde compraram uma propriedade junto a Serra Coatí. Logo depois outras famílias ali se estabeleceram. Dentre elas citam-se os Faustinos, Davi, Moreira, Guedes, Paulino, Teixeira, Leite, Garcia, Marques Feitosa, Ricarte, Pereira e Sousa. A povoação que começou a nascer, foi batizada com o nome de Catingueira. Em 1920, foi erigida a primeira capela do lugar, cujo patrimônio foi doado pela viúva de Manoel Cândido. Depois de reformas e ampliações, tornou-se a Igreja Matriz do nosso tempo. Entre os anos 1926 e 1934, Catingueira foi visitada por três vezes pelo bando de Lampião, vivendo amargos dias do cangaceirismo. Seus moradores bravamente, enfrentaram as secas de 1915, 1942 e a mais recente, a de 1970. O desenvolvimento do novo povoado, levou logo seus líderes a batalharem pela emancipação política, tendo a frente o Sr. Antônio Cândido de Oliveira, capitão reformado do exército, muito conhecido como Capitão Cajazeiras.

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório do Registro Civil

Rua Manoel Candido de Oliveira, 46 Centro

Cep: 58935-000

Fone: (83) 3558-1024

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Rua da Matriz, s/n Centro

Cep: 58935-000

Fone: (83) 9996-8688

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa
[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências
[editar | editar código-fonte]

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Cachoeira_dos_Índios
  2. http://cod.ibge.gov.br/93A
http://www.cnj.jus.br/corregedoria/registrocivil/index.php?