Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Brasil, Vida Social e Costumes

Da wiki FamilySearch Wiki
Revisão em 11h30min de 29 de abril de 2020 por Tstubben (discussão | contribs) (Added Interwiki link)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Tópicos de Pesquisa do Brasil
Bandeira do Brasil
Iniciando Pesquisa
Tipos de Registros
Brasil Panorâmica
Etnia
Recursos de Pesquisa Local
Moderador
O moderator da Wiki do FamilySearch para o Brasil é Adriano Almeida


Brasil Gotoarrow.png Vida Social e Costumes

A pesquisa da família eficaz requer alguma compreensão da sociedade na qual seu antepassado viveu. Aprender sobre a vida cotidiana, as práticas religiosas, costumes e tradições irá ajudá-lo a apreciar o seu antepassado e o tempo que ele ou ela vivia. Esta informação é especialmente útil se você optar por escrever uma história da sua família. Os procedimentos de pesquisa e fontes genealógicas são diferentes para cada área e período de tempo e são afetados pelos costumes e tradições locais.

A Biblioteca de História da Família coletou algumas fontes que abordam uma variedade de assuntos relacionados com a vida social e os costumes no Brasil. A seguir estão alguns que podem ser úteis:

Besselaar, JJ von den. Brasilien: Anspruch und Wirklichkeit (Brasil: Reivindicação e Realidade). Wiesbaden: FA Brockhaus. (FHL livro H2bj 981) Este livro, publicado em alemão, é uma descrição e análise da vida social, cultural e econômica do Brasil.

Torres Londoño, Fernando. El concubinato y la iglesia en el Brasil colonial (O concubinato e a Igreja no Brasil Colonial). São Paulo: Universidade de São Paulo, de 1988. (FHL livro H6t 981) Este livro, escrito em espanhol, apresenta costumes matrimoniais indígenas e da Igreja Católica no Brasil colonial.

Fontes adicionais para os costumes sociais em três cidades no Brasil incluem:

Metcalf, Alida Christine. As famílias de plantadores, camponeses e escravos: estratégias de sobrevivência em Santana de Parnaíba, Brasil, 1720-1820. Ann Arbor, Michigan: Universidade Microfilmes International, c1983. (FHL livro 981,61/S4 H6M)

Marques, Gabriel. Ruas e Tradições de São Paulo: Uma História em cada rua (Streets and Traditions of São Paulo: A story in every street). São Paulo: Conselho Estadual de Cultura, 1966. (FHL livro 981,61/S1 H6M)

Silva, Maria Beatriz Nizza da. Cultura e Sociedade no Rio de Janeiro (1808-1821) (Culture and Society in Rio de Janeiro, 1808–1821). São Paulo: Nacional, de 1977.(FHL livro 981,53/R1 H6s)

Outros livros desta natureza podem ajudá-lo em sua pesquisa e ajudar você a entender o ambiente de seu ancestral. Fontes adicionais podem ser encontradas em universidades e bibliotecas maiores.

Recursos Online[editar | editar código-fonte]