Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Diferenças entre edições de "Brasil, Vida Social e Costumes"

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
(Added Interwiki link)
 
Linha 23: Linha 23:
 
*[http://content.cdlib.org/xtf/view?docId=ft3s2005k7&chunk.id=d0e2465&toc.depth=1&toc.id=&brand=eschol Família e fronteira no Brasil Colonial: 4 famílias de plantadores]
 
*[http://content.cdlib.org/xtf/view?docId=ft3s2005k7&chunk.id=d0e2465&toc.depth=1&toc.id=&brand=eschol Família e fronteira no Brasil Colonial: 4 famílias de plantadores]
  
<br> <br> {{H-langs|en=Brazil Social Life and Customs|pt=Brasil, Vida Social e Costumes}}
+
[[en:Brazil Social Life and Customs]]
  
 
[[Category:Brasil]]
 
[[Category:Brasil]]

Edição atual desde as 11h30min de 29 de abril de 2020

Tópicos de Pesquisa do Brasil
Bandeira do Brasil
Iniciando Pesquisa
Tipos de Registros
Brasil Panorâmica
Etnia
Recursos de Pesquisa Local
Moderador
O moderator da Wiki do FamilySearch para o Brasil é Adriano Almeida


Brasil Gotoarrow.png Vida Social e Costumes

A pesquisa da família eficaz requer alguma compreensão da sociedade na qual seu antepassado viveu. Aprender sobre a vida cotidiana, as práticas religiosas, costumes e tradições irá ajudá-lo a apreciar o seu antepassado e o tempo que ele ou ela vivia. Esta informação é especialmente útil se você optar por escrever uma história da sua família. Os procedimentos de pesquisa e fontes genealógicas são diferentes para cada área e período de tempo e são afetados pelos costumes e tradições locais.

A Biblioteca de História da Família coletou algumas fontes que abordam uma variedade de assuntos relacionados com a vida social e os costumes no Brasil. A seguir estão alguns que podem ser úteis:

Besselaar, JJ von den. Brasilien: Anspruch und Wirklichkeit (Brasil: Reivindicação e Realidade). Wiesbaden: FA Brockhaus. (FHL livro H2bj 981) Este livro, publicado em alemão, é uma descrição e análise da vida social, cultural e econômica do Brasil.

Torres Londoño, Fernando. El concubinato y la iglesia en el Brasil colonial (O concubinato e a Igreja no Brasil Colonial). São Paulo: Universidade de São Paulo, de 1988. (FHL livro H6t 981) Este livro, escrito em espanhol, apresenta costumes matrimoniais indígenas e da Igreja Católica no Brasil colonial.

Fontes adicionais para os costumes sociais em três cidades no Brasil incluem:

Metcalf, Alida Christine. As famílias de plantadores, camponeses e escravos: estratégias de sobrevivência em Santana de Parnaíba, Brasil, 1720-1820. Ann Arbor, Michigan: Universidade Microfilmes International, c1983. (FHL livro 981,61/S4 H6M)

Marques, Gabriel. Ruas e Tradições de São Paulo: Uma História em cada rua (Streets and Traditions of São Paulo: A story in every street). São Paulo: Conselho Estadual de Cultura, 1966. (FHL livro 981,61/S1 H6M)

Silva, Maria Beatriz Nizza da. Cultura e Sociedade no Rio de Janeiro (1808-1821) (Culture and Society in Rio de Janeiro, 1808–1821). São Paulo: Nacional, de 1977.(FHL livro 981,53/R1 H6s)

Outros livros desta natureza podem ajudá-lo em sua pesquisa e ajudar você a entender o ambiente de seu ancestral. Fontes adicionais podem ser encontradas em universidades e bibliotecas maiores.

Recursos Online[editar | editar código-fonte]