Abrir menu principal

Brasil Gotoarrow.png São Paulo Gotoarrow.png Bofete

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)

280px-SaoPaulo Municip Bofete.svg.png





















Datas

  • 1866 - Distrito criado com a denominação de Rio Bonito, subordinado ao município de Botucatu.
  • 1880 - Elevado à categoria de vila com a denominação de Rio Bonito, desmembrado de Botucatu. Sede na vila de Rio Bonito.
  • 1921 - O município de Rio Bonito passou a denominar-se Bofete.

Antigas Denominações

A povoação, conhecida por Samambaia, passou a denominar-se Patrimônio de Nossa Senhora da Piedade e, posteriormente, Rio Bonito.

Municípios Circunvizinhos

Localidades

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História

A partir do estabelecimento das famílias de João Antônio Gonçalves e Feliz Hilário, que fixaram residência junto à Serra de Botucatu, em 1840, novos sertanistas radicaram-se na região, tendo construído uma capela. Três anos depois, Vicente Ferreira doou uma área para formação do patrimônio, bem como a imagem de Nossa Senhora dos Remédios.
A povoação, até então conhecida por Samambaia, passou a denominar-se Patrimônio de Nossa Senhora da Piedade e, posteriormente, Rio Bonito, em virtude deste rio passar junto à vila. Com este nome, foi elevado à categoria de freguesia, em 1866.
Nos primeiros tempos a economia local baseava-se na pecuária, mas foi o ciclo do café que possibilitou o maior desenvolvimento, tendo sido criado, em 1880, o município de Rio Bonito.
Nesta época, um grupo de tropeiros abrigava-se numa gruta existente no sapé da montanha próxima, onde armazenavam seus víveres. Isso originou a denominação Bufete ao morro, estendida à povoação, sugestionando o local onde se encontra o necessário, a fartura e abundância. A tradição transformou a denominação em Bofete, que foi oficializada em 1921.
O solo local, formado por terras arenosas, aos poucos perdeu sua fertilidade, provocando o êxodo de grande parte de sua população, a partir de 1950. Os remanescentes dedicaram-se a agropecuária e silvicultura, destacando-se o eucalipto.

Famílias Tradicionais

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares

Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelião de Notas do Município de Bofete da Comarca de Poranga - Bofete
Telefone: (14) 38831540
Endereço: Rua Nove de Julho, 439 - centro - Bofete - SP - CEP 18590000
E-mail: cartoriobofete@uol.com
Horário de Funcionamento: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 16h.
Área de abrangência: Município de Bofete

Cemitérios

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Outros Locais e Instituições

Biblioteca Municipal de Bofete "Alcebíades de Camargo"
Avenida Ernesto Ebúrneo, 100 - Centro - 18.590-000 - Bofete - São Paulo.
Tel.: (14) 3883-1454 - biblioteca.bofete@gmail.com

Prefeitura Municipal de Bofete
Praça da Matriz, 151 - Centro
Bofete/SP - CEP: 18.590-000
T: (14) 3883-9300
Site:http://www.bofete.sp.gov.br/

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Bofete
  2. http://cod.ibge.gov.br/1POD
  3. http://www.bofete.sp.gov.br/
  4. http://www.cartoriosp.com.br/localize-um-cartorio.aspx