Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Bayeux, Paraíba - Genealogia

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Bayeux

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip Bayux.svg.png

Localização: Mesorregião Mata Paraibana
                   Microrregião João Pessoa
Área: 31,973 km²
Distância da Capital: 7Km

Datas
[editar | editar código-fonte]

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Distrito criado com a denominação de Barreiras ex-povoado, em 20 de junho de 1944, subordinado ao município de Santa Rita. O distrito de Barreiras passou a denominar-se Bayeux. Elevado à categoria de município com a denominação de Bayeux, em 28 de julho de 1959, desmembrado de Santa Rita.

Antigas Denominações
[editar | editar código-fonte]

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]

Localidades
[editar | editar código-fonte]

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História
[editar | editar código-fonte]

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

A colonização da região onde se encontra o município de Bayeux, antiga Vila de Barreiras, está muito ligada às histórias de João Pessoa e Santa Rita. Em 1585, quando foi fundada Felippéia (atual João Pessoa), também teve início o povoado de Santa Rita. Localizando-se exatamente entre essas das duas cidades, a Vila de Barreiras começou a surgir com o aparecimento de pequenos casebres à margem da estrada. Influenciado e em consequência do intenso movimento dos colonizadores, os negociantes e criadores deixavam não só a Capital, mas também o interior, dando cada vez mais motivação as pessoas de se fixarem nessa terra. Coriolano de Medeiros, em seu Dicionário Corográfico da Paraíba, assim se expressa sobre Barreiros, primitivo topônimo do município de Bayeux: ?Considerável agregado de casas, que se estende por mais de 4 km à margem da estrada, que segue da Capital para o interior?. Embora pudesse ser considerado como subúrbio da Capital, já que se comunica pela ponte Sanhauá, pertencia ao município de Santa Rita, cuja sede dista 9 km aproximadamente. Em 1944, com a tomada de Bayeux, cidade da França, a primeira a ser ocupada no território Francês pelas forças aliadas, o jornalista Assis Chateaubriand procurou dar o nome de Bayeux a uma cidade brasileira.

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Serviço Registral das Pessoas Naturais Marinalva Lima Rua Genival Guedes, 473 Mário Andrezza Cep: 58306-000 Fone: (83) 8823-2993 Email: 2rcpnbayeux@gmail.com

Serviço Registral Glória de Araújo Silva Avenida Liberdade, 4135 Centro Cep: 58306-001 Fone: (83) 3232-1951 Email: 1rc´mbayex@gmail.com

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Paróquia SAGRADA FAMÍLIA (2007) Matriz de São Pedro Rua Daura Saraiva, 559 - Jardim Aeroporto Cep: 58308-130 - Bayeux (PB) Fone: (83) 3232-9876

Paróquia SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS (2009) Rua Engenheiro de Carvalho, 192 - Centro Cep: 58307-150 - Bayeux (PB)

Paróquia SÃO JOÃO BATISTA (2006) Rua Júlio César, 150 - Conj. Mário Andreazza Cep: 58309-700 - Bayeux (PB) Fone: (83) 3232-9796 psjb06@hotmail.com

Paróquia SÃO SEBASTIÃO (1960) Av. da Liberdade, 2799 - Sesi Cep: 58306-000 - Bayeux (PB) Fone: (83) 3253-1919 www.saosebastiaobayeux.com saosebastiaobayeux@hotmail.com

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa
[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências
[editar | editar código-fonte]

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Bayeux (Paraíba)
  2. http://cod.ibge.gov.br/23272

http://www.cnj.jus.br/corregedoria/registrocivil/index.php?