Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Abadia dos Dourados, Minas Gerais - Genealogia

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Brasil Gotoarrow.png Minas Gerais Gotoarrow.png Abadia dos Dourados

Abadia dos Dourados é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2014 era de 6 992 habitantes. Devido ao seu pequenino tamanho e proximidade a Coromandel, foi batizado informalmente pelas redondezas de bairro de Coromandel.

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Minas Gerais Municip Abadia dos Dourados.svg.png

Localização: Mesorregião Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba
                   Microrregião Patrocínio
Área: 894,515 km²
Distância da Capital: 502Km

Datas
[editar | editar código-fonte]

A fundação de Abadia dos Dourados está intimamente ligada ao movimento de garimpeiros que ali chegaram por volta de meados do século XIX.

Em 1862, foi elevada à categoria de distrito com o nome de Nossa Senhora d'Abadia, tendo como primeiro pároco o Padre Manoel Luis Mendes.

Em 1947, houve o desmembramento de Coromandel e a emancipação como município.

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Antigas Denominações
[editar | editar código-fonte]

Nossa Senhora d'Abadia

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]

Localidades
[editar | editar código-fonte]

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História
[editar | editar código-fonte]

A fundação de Abadia dos Dourados está intimamente ligada ao movimento de garimpeiros que ali chegaram por volta de meados do século XIX, com as notícias de jazidas de diamantes às margens do rio Dourado e da fertilidade das terras. Juntamente com tais garimpeiros, vieram lavradores e outros que se fixaram no local.

Construíram casas em número crescente, enquanto as duas atividades básicas (garimpo e agricultura) impulsionavam o desenvolvimento do povoado.

A primeira capela a ser erguida no local foi dedicada a Nossa Senhora da Abadia, a qual, em virtude dos milagres a ela atribuídos em Vila da Romaria, restou proclamada pelo povo como a padroeira da nova localidade. Em 1862, foi elevada à categoria de distrito com o nome de Nossa Senhora d'Abadia, tendo como primeiro pároco o Padre Manoel Luis Mendes.

O primeiro topônimo foi Arraial do Garimpo. Após a construção da capela de Nossa Senhora de Abadia, aliada com a proximidade do Rio Dourados, houve por volta dos anos 1880 a alteração do nome para Abadia dos Dourados.

Há sobre Abadia dos Dourados uma história popular que merece investigação. Segundo Laerte Esteves dos Santos, Manoel Esteves dos Santos, bisavô de Laerte, fora conhecido de Tiradentes e viera de de São João Del Rei para Abadia dos Dourados, e com ele trouxe as ditas "Cartas de Tiradentes". Estas cartas estavam em um baú de metal que foi enterrado por volta do ano de 1965, pelo avô do Sr. Laerte, em um local próximo da cidade. Os senhores Sebastião Vilela e Zico Esteves descobriram o local e esse fato porque a avó do senhor Laerte estava presente quando o avô da mesma enterrou o baú. Seria bom que houvesse a busca a respeito desse fato, antes que o tempo dificulte ou impeça o esclarecimento dessa informação.

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

Família Arruda

Família Esteves dos Santos

Família Vieira

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

Ofício de registro civil das pessoas naturais e tabelionato de notas

Cartório Floriano dos Santos

Endereço: Av. Benedito Teodoro da Silva, 461

Bairro: Centro

Distrito: Abadia dos Dourados

Cidade: Abadia dos Dourados

CEP: 38540-000

Estado: Minas Gerais

Telefone: (0xx34) 3847-1235 / 98829-2854

Fax: (0xx34) 3847-1235

Email: cartorio.abadia@hotmail.com

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

Paróquia Nossa Senhora da Abadia, 01

Bairro: Centro

Cep: 38540-000

Fone: (34) 3847-1248

Abadias dos Dourados-MG

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

Prefeitura Municipal

Endereço: R. Dr. Calil Porto, 380

Bairro: Centro

Cep: 38540-000

Telefone: (34) 3847-1232

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa
[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências
[editar | editar código-fonte]

  1. http://pt.wikipedia.org/wiki/Abadia dos Dourados
  2. http://cod.ibge.gov.br/1Q1