Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Triunfo, Pernambuco - Genealogia

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Pernambuco Gotoarrow.png Triunfo

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Pernambuco Municip Triunfo.svg.png

Localização: Mesorregião Sertão Pernambucano
                   Microrregião Pajeú
Área: 191,516 km²
Distância da Capital: 355Km

Datas
[editar | editar código-fonte]

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Elevado à categoria de vila com a denominação de Triunfo, em 02 de junho de 1870, desmembrado de Flores. Elevada à condição de cidade e sede do município com a denominação de Triunfo, em 13 de junho de 1884.

Antigas Denominações
[editar | editar código-fonte]

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]

Localidades
[editar | editar código-fonte]

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

Distritos: Iraguaçu (Jericó), Santa Cruz, Santo Antônio, Jatiúca (Laje do Carrapato), Santa Cruz da Baixa Verde (Brocotó), Canaã

História
[editar | editar código-fonte]

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

Em fins do século XVIII a serra da Baixa Verde, que teve como habitantes primitivos os índios Cariris, era arrendada a Domingos Pereira Pita que depois se tornou proprietário. Nessa época, em data incerta, chegou a Baixa Verde o missionário capuchinho frei Vidal de Frescolero, conhecido por frei Vidal da Penha, que fixou residência no sítio Baixa Verde, em um pequeno terreno que conseguiu com o senhor Domingos Pereira Pita, onde fez o aldeamento dos índios que com ele vieram.

Em novembro de 1803 retirou-se para Cabrobó, tendo logo depois assumido o seu lugar o missionário frei Ângelo Maurício Niza, o qual fez construir na Baixa Verde uma capelinha que serviu de matriz durante muito tempo, sob a invocação de Nossa Senhora das Dores. Em seguida, tratou de legalizar a posse do terreno dos índios, requerendo ao governador-geral da Capitania, Dr. Caetano Pinto de Miranda Montenegro, meia légua quadrada de terra, a qual foi concedida em sesmaria, a 8 de outubro de 1812; os marcos foram fincados nos lugares denominados Aquiraz, Jaleco, Água Branca e Jardim.

O aldeamento, que nesse tempo era um arraial de casas esparsas, foi se transformando pouco a pouco em um núcleo de população e de casas alinhadas. Assim, cabe a Frei Ângelo os foros da fundação da cidade onde ele permaneceu até falecer, em 7 de junho de 1824. Outros habitantes foram chegando sucessivamente, atraídos pelas excepcionais condições de solos, fontes perenes e vegetação sempre verde, fazendo com que a povoação fosse crescendo com rapidez. Sendo um dos menores município da área do Sertão de Pernambuco, Triunfo, ocupa apenas a área da Serra da Baixa Verde, outrora conhecida como serra Grande do Pajeú. Seu nome teve origem do resultado de uma luta entre a poderosa família dos Campos Velhos da cidade de Flores, com os habitantes da povoação da Baixa Verde, os quais querendo ver o progresso da localidade, começaram com a criação de uma feira, em que os Campos Velhos não ficaram satisfeitos, procurando com isto acabar por diversas vezes, até mesmo com prejuízo de vidas, mas não conseguiram. Esta insatisfação dos habitantes da Baixa Verde com os Campos Velhos da cidade de Flores, fez com que os habitantes da Baixa Verde tratassem logo de sua independência. Devido a esta vitória foi dado o nome ao município de Triunfo.

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

Alves; Aquino; Sabino; Melo; Sá; Lima; Ramos; Leal

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais Rua Coronel Monteiro, s/n, Centro Cep: 56870-000 Fone: (87) 99635-7869 Email: doracartorio@hotmail.com

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES (1870) Praça. Mons. Elizeu Diniz, 10- Centro TRIUNFO/PE Fone: (87)3846-1122

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa
[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências
[editar | editar código-fonte]

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Triunfo (Pernambuco) (Informações Diversas)
  2. http://cod.ibge.gov.br/236BT (Informções Oficiais Diversas)
  3. http://www.cnj.jus.br/ (Informações sobre Cartórios)
  4. http://www.bde.pe.gov.br (Limites Geográfico)
  5. http://www.cidades.ibge.gov.br (Histórico do Município)