Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Suécia, Registros da Igreja, Imagens Publicadas no FamilySearch, 1308 - 1940

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Voltar para Suécia Genealogia?

Descrição do Registro[editar | editar código-fonte]

Esta coleção é composta de imagens digitais de microfilmes de registros da Igreja sueca mantid pela Biblioteca de História da Família. Microfilmagem dos registros começou na década de 1940, com a conversão de imagens digitais a partir de 2006. Estes registros contêm relatos de batismos, casamentos, sepultamentos, exames do agregado familiar e outros registros mantidos pelo clero. Também inclui registros que complementam esses eventos, bem como listas de pessoa mudando-se dentro e fora da paróquia, confirmação, atendimento de comunhão e contas das receitas e despesas da igreja, bem como outros registros.

Em 1608, o Arcebispo de Uppsala, Olof Märtensson, pediu ao clero para começar a registrar promessas, batismos e casamentos. Em 1622, Johannes Rudbeckius, Bispo de Västerös instruiu os ministros na sua diocese para começar a examinar os membros de suas paróquias para determinar seus conhecimentos do catecismo e registrar seus nomes, datas de nascimento, datas de casamento e para atualizar esses registros regularmente.

Os primeiros registros estão escritos à mão no estilo narrativo, e todos os eventos foram registrados em ordem cronológica. Depois de alguns anos, os registros foram agrupados por evento e registrados em livros separados. Os arquivos nacionais da Suécia usa uma esquema de classificação específica para identificar o conteúdo de cada livro. Inquéritos administrativos são designados como volume A, nascimentos volume C, casamentos como E e óbitos como F. Mais informações sobre este esquema estão disponíveis, clique aqui. Depois que os registros foram microfilmados foram feitas algumas alterações à classificação pelo arquivo. Devido a isso, as informações sobre a imagem do quadro de títulos (titleboard) podem não coincidir com a descrição do registro na coleção online de Registros Históricos ou no Catálogo de História da Família. As informações usadas para criar as descrições foram fornecidas pelo Arquivo Nacional da Suécia de seu catálogo online.

O mais antigo registro na coleção é uma cópia de uma carta de 1308 onde Ingeborg Jonsdotter fez uma doação de terras para a Igreja de Sönga, no Condado de Uppsala. Os registros mais recentes são da contas da igreja (räkenskaper) para 1940 da paróquia de Alva em Gotland. Estes geralmente têm limitado valor devido a riqueza genealógica de outros registros contemporâneos. No entanto, os anteriores podem conter informações que valem a pena. A partir de fevereiro de 2010, houve algumas imagens que não estavam ainda disponíveis online. Para saber mais sobre os registros da Igreja sueca, por favor, consulte o artigo sobre Registros da Igreja Sueca.

Conteúdo do Registro[editar | editar código-fonte]

Os registros da Igreja sueca são um recurso maravilhoso para a história da família. Quando você pesquisar esses registros, você achará que há uma grande diversidade de formatos, que foi influenciado pelo período de tempo e as autoridades da igreja. Nesta coleção você vai encontrar:

Husförhörslängder, Arquivo de código: AI. Estes são os registros de exame do agregado familiar. Por lei, o pároco tinha que se encontrar com todo mundo na sua paróquia, uma vez por ano. A finalidade destas visitas era avaliar seu conhecimento do evangelho e observar quando tiveram a última comunhão. Durante a visita, ele iria registrar seus nomes, local de residência, idade ou informações de nascimento e informações de mudança, juntamente com outras notas. Para aprender mais sobre este tipo de registro, consulte: Registros de exame doméstico

In - och Utflyttningslängder, Arquivo de código B. Estes registros são de saida e entrada na paróquia. Por lei, todos tinham que ser registrados em uma paróquia perto de casa. Quando você se mudava para outro lugar, você tinha que relatar onde você estava indo. Depois no novo local, deveria notificar o padre de sua chegada. Para aprender mais sobre este tipo de registro, consulte: Registros Suecos de Entrada e Saída

Födelse-och dopböcker,Arquivo de código: C. Estes são os registros de todos os nascimentos e batizados que eram executados dentro de uma paróquia. O conteúdo pode variar dependendo de quem estava mantendo os registros. Nesses registros, você irá encontrar as datas de nascimento e batismo (dependendo do formato), nome do filho, o pai, a mãe (dependendo do formato), o lugar de residência e os nomes dos padrinhos. Para aprender mais sobre este tipo de registro, consulte: Registros de Nascimento e Batismo

Lysning-och vigselböcker, Arquivo de código: E. Estes são os registros de todos os noivados e casamentos que eram executados dentro de uma paróquia. Nesses registros, você irá encontrar as datas de noivado, proclamas e casamento (dependendo do formato), os nomes da noiva e do noivo, o atual lugar de residência da noiva e noivo e talvez outras informações. Para aprender mais sobre este tipo de registro, consulte: Registros de Casamento e Noivado

Död-och begravningsböcker, Arquivo de código: F. Estes são os registros de todas os óbitos que aconteceram e sepultamentos que eram executados em uma paróquia. Nesses registros, você irá encontrar a data do óbito e sepultamento (dependendo do formato), o nome do falecido, o último lugar de residência do falecido, a idade no momento do óbito e a causa do óbito. Para aprender mais sobre este tipo de registro, consulte: Registros de Óbito e Sepultamento.

Rökenskaper, aArquivo de código: L. Estes são os livros de contas da paróquia que registravam as doações e os gastos. Normalmente, quando um batizado, casamento ou sepultamento era realizado, uma doação era dada para a paróquia. Se existir uma lacuna nos registros de nascimento, casamento ou óbito, isso pode ser uma fonte para ver se algum desses eventos teve lugar. Para aprender mais sobre este tipo de registro, consulte: Registro de Contas da Igreja.

Potencialmente Outros Registros. Quando você busca esses registros paroquiais você pode encontrar outros tipos de registro misturados. Esses registros também estão disponíveis por assinatura de outros fornecedores online, tais como SVAR, ArkivDigital e Ancestry.com.

Como Usar Esta Coleção Digital[editar | editar código-fonte]

Para usar esses registros digitais, você deve saber o nome da paróquia em que seus antepassados viveram. Como esses registros estão escritos em sueco, você precisará aprender algum vocabulário e familiarizar-se com o estilo da letra. Você encontrará que cada registro tem o seu próprio formato exclusivo. Geralmente há uma tabela de conteúdo para encontrar a seção que você precisa. Para aprender mais sobre estratégias de pesquisa sueca, consulte a seção Estratégias e Etapas na Página da Suécia da Wiki do FamilySearch. Outras ferramentas tais como a Lista de Palavra Genealógica Sueca, cursos de caligrafia e um artigo sobre Língua sueca irá ajudá-lo a usar essa coleção.

Pesquisando Esta Coleção[editar | editar código-fonte]

Existem duas maneiras de Pesquisar esta coleção.  Um é ver as imagens (navegar), e o outro é pesquisar os registros indexados.  O navegador funciona selecionando a localização geográfica que lhe interessam, primeiro pelo condado, em seguida pelo nome da paróquia (församling).  Uma vez que você selecionou uma paróquia, ser-lhe-á apresentada uma lista de volumes disponíveis.  Selecione uma, e o Visualizador de imagem irá abrir e exibir a primeira imagem.  Você pode se mover através das imagens usando as setas de navegação ou digitando um número de imagem no campo número de imagem.  Por favor, note que os números de imagem e números de página não são os mesmos.

Por favor, esteja ciente que imagens navegáveis estão atualmente disponíveis em todos os Centros de História da Família ou, se você é um membro do Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, você pode visualizá-las depois de entrar com sua conta de igreja.

Antes que você pesquise as coleções indexadas, familarize se com como a funções de pesquisa de trabalho.  Leia "Pesquisando os Registros Indexados" no artigo, Coleções de registros históricos do FamilySearch.  Você também deve estar ciente de algumas considerações adicionais exclusivas ao pesquisar registro indexado de coleções de Norden.

Quando pesquisar coleções indexadas, esteja ciente de que, em agosto de 2011, as instruções para indexar nomes nessas coleções alteraram. Antes desse tempo, as instruções eram para "Escreva o que você vê".  Isto significava que, se o escriba registrou o sobrenome Jonsdotter como Jonsd., Jonsdt., Jonsdtr ou Jonsdr., você tem que pesquisar usando cada variação possível. A mudança permitiu os indexadores registrar nomes abreviados na íntegra, quando tinham certeza do que significava a abreviatura.  Isto irá permitir que os usuários façam menos buscas e obter melhores resultados.

Quando a alteração foi implementada em projetos em Södermanland, Uppsala e Ärebro estavam em andamento, e Jönköping e Kalmar tinham começado. Se você estiver procurando por um registro de batismo ou óbito, você também pode querer pesquisar sem usar um sobrenome patronímico.  As instruções de indexação são para não registrar um sobrenome para um indivíduo, onde nada é dado, mesmo se o pai é identificado.

Citando Suas Fontes
 
[editar | editar código-fonte]

Quando você copiar informações de um registro, você deve mencionar onde você encontrou a informação. Isso vai ajudar você ou outros a encontrar o registro novamente. Como esses registros estão disponíveis em vários sites, a citação da fonte deve identificar claramente a fonte original.  Se seu banco de dados genealógico o permitir, as informações exclusivas e específicas para o provedor da imagem ou registro devem ser incluídas em seus detalhes da fonte e não ser incluídas como se fosse a fonte original.

Citação para Esta Coleção[editar | editar código-fonte]

Os seguintes exemplos de citação refere-se à fonte original dos dados e imagens publicadas nos Registros Históricos do FamilySearch.org. Cada um identifica a localização geográfica da/e o nome da paróquia, o volume, página e número da inscrição onde foi encontrada a informação.

Identificando a coleção usando o título da coleção de Registros Históricos (por exemplo, a Suécia, Jönköping, Registros da Igreja, 1581-1935; índice 1633-1860) obscurece a verdadeira fonte da informação e não é recomendado.

Exemplos de Citações de Fonte para Esta Coleção
 
[editar | editar código-fonte]

  • Suécia, Jönköping. Värnamo församling. C I Födelse-och dopböcker. Huvudserien 1, 1825-1854, p. 175 #7. Batismo de Johan August Andreasson.
  • Svenska kyrkan. Värnamo socken, Jönköping. Födelse-och dopböcker, C I:1 (1825-1854): 175 #7
  • Svenska kyrkan. Värnamo socken, Jönköping. C 1 (1825-1854):175 #7

A primeira amostra é cortada e colada a partir da hierarquia de navegação exibida sobre Registros Históricos. A segunda amostra fornece as mesmas informações com alguns elementos não essenciais removidos. As segunda e terceira amostras usam a mesma autoridade como encontrado no catálogo do FamilySearch com o nome do condado adicionado. Isto é importante porque existem vários lugares em diferentes municípios na Suécia com o mesmo nome. Na segunda amostra o nome de série do registro é omitido por questões de brevidade. As segunda e terceira amostras também omitem o nome do principal no registro como pertence mais apropriadamente em detalhe de citação.

Links para Registro de Coleções por Condado
 
[editar | editar código-fonte]

Exemplos desta Coleção[editar | editar código-fonte]

Nascimento e batizados 

Sweden Lutheran Church (08-0548) Christening DGS4175749 429.jpg

Casamento 

Sweden Lutheran Church (08-0548) Marriage DGS4175749 537.jpg

Óbito e Sepultamento 

Sweden Lutheran Church (08-0548) Burial DGS4175749 563.jpg