Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Serra da Raiz, Paraíba - Genealogia

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Serra da Raiz

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Muncip Serra da Raiz.svg.png

Localização: Mesorregião Agreste Paraibano
                   Microrregião Guarabira I
Área: 28,984 km²
Distância da Capital: 138Km

Datas
[editar | editar código-fonte]

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Em 1937, figura no município de Caiçara o distrito de Serra da Raiz. Em 15 de novembro de 1938, o distrito de Serra da Raiz passou a denominar-se Cupaoba. Em 31 de dezembro de 1943, o distrito de Cupaoba volta a denominar-se Serra Raiz e perdeu parte do seu território para o novo distrito de Duas Estradas, no município de Caiçara. Elevado à categoria de município com a denominação de Serra da Raiz, em 21 de janeiro de 1959, desmembrado de Caiçara.

Antigas Denominações
[editar | editar código-fonte]

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]

Localidades
[editar | editar código-fonte]

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

Distrito de Duas Estradas

História
[editar | editar código-fonte]

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

Muito antes de ser efetivamente iniciada a colonização do Município de Serra da Raiz, tanto os franceses, em atos de pirataria e aliados dos índios ININGUASSUS ou INIGUASSUS que habitavam a região, quantos colonizadores portugueses, prelustraram a região em busca de ouro ou pedras preciosas que supunham aflorar na Serra da Capoaba, e travaram inúmeros combates, até que Martin Leitão resolveu intervir, destruindo muito aldeiamentos indígenas e livrando a região dos franceses intrusos. Dentre os primeiros colonizadores da Serra da Raiz destaca-se um Senhor Major Costa que construiu, no pequeno aglomerado, uma rústica indústria de beneficiamento e fiação de algodão, conhecida como ?Bolandeira?, fator primordial para que se construi-se novos prédios em suas imediações, proporcionando o crescimento e o progresso da povoação. Com a doação de uma faixa de terra pelos seus moradores, foi construída a Capela do Senhor do Bonfim, em taipa e de pequenas dimensões para o número de adeptos, sendo por isso totalmente reconstruída em alvenaria na década de 1900, e hoje é a sua igreja matriz, ainda, sob o orago do Senhor de Bonfim. Foi árdua a disputa da Vila da Serra da Raiz com a de Caiçara pela liderança da Região, provocando esta rivalidade a parcial paralização do progresso de ambas que passaram a pertencer ao município de Guarabira até o ano de 1908 quando foi restabelecido o município de Caiçara, do qual Serra da Raiz continuou como parte integrante de seu território até sua emancipação em 1959.

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório Distrital de Notas

Rua Major Costa, 112 Centro

Cep: 58260-000

Fone: (83) 9347-2764

Email: marlucecartorio@hotmail.com

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Paróquia Nosso Senhor do Bom Fim

Rua Lago da Matriz, s/n Centro

Cep: 58260-000

Fone: (83) 3684-1003 / 3684-1116

Email: paroquians.dobomfimsr@yahoo.com.br

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa
[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências
[editar | editar código-fonte]

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Serra da Raiz
  2. http://cod.ibge.gov.br/IWH