Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

São José do Bonfim, Paraíba - Genealogia

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png São José do Bonfim

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip São José do Bomfim.svg.png

Localização: Mesorregião Sertão Paraibano
                   Microrregião Patos
Área: 152,135 km²
Distância da Capital: 270Km

Datas
[editar | editar código-fonte]

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Distrito criado com a denominação de Jerimum ex-povoado, em 14 de abril de 1962, subordinado ao município de Patos. Elevado à categoria de município com a denominação de São João do Bonfim, em 31 de março de 1964.

Antigas Denominações
[editar | editar código-fonte]

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]

Localidades
[editar | editar código-fonte]

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História
[editar | editar código-fonte]

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

O município de São José do Bonfim teve sua origem na Fazenda do Senhor José Ferreira de Azevedo, onde, próximo a uma lagoa, nasceu um pé de jerimum que se espalhou por grande faixa de terra. Os vaqueiros que se encontravam campeando gado, quando faziam seus tratos, geralmente marcavam a "Lagoa do Jerimum", como o ponto de encontro. O local também servia de descanso para os tropeiros que transportavam mercadorias, no sentido Sertão-Brejo e vice-versa. Daí o primitivo nome do povoado que ali se formou mais tarde com a denominação de "Jerimum". José Ferreira de Azevedo e o vizinho, Salustiano Alves da Silva, doaram 60 braças em quadro de suas terras para o patrimônio de São José, objetivando que ali fosse erguida uma capela em sua homenagem, o que só veio há ocorrer muitos anos depois. A referida igrejinha foi demolida em 1935, dando lugar a outra que hoje é sua Matriz, porém em um ponto diferente, já que o terreno ocupado inicialmente estava localizado no meio da principal artéria, passando a justificar a necessidade de deslocamento da estrutura para uma das laterais, objetivando desobstruir a rodovia que cortava o lugarejo. Além dos primeiros proprietários da terra, logo chegaram ao local e construíram suas casas, Antônio Maia, José Ramalho, Angelino Caboclo, Zacarias Mamede, Firmino Perônico, Joca Perônico e Manoel Antônio. Um senhor de nome Alexandre também foi um dos pioneiros e o primeiro comerciante da localidade. Com o aumento da povoação, o lugar veio a ser transformado em Distrito.

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Serviço Registral Afonso Medeiros

Rua Manoel Monteiro, 138 Centro

Cep: 58725-000

Fone: (83) 8114-6945

Email: nadiacartorio@bol.com.br

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa
[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências
[editar | editar código-fonte]

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/São_José_do_Bonfim
  2. http://cod.ibge.gov.br/MT5