Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

São João do Cariri, Paraíba - Genealogia

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png São João do Cariri

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip São João do Cariri.svg.png

Localização: Mesorregião Borborema
                   Microrregião Cariri Oriental
Área: 701,856 km²
Distância da Capital: 216Km

Datas
[editar | editar código-fonte]

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

O distrito criado com a denominação de São João do Cariri, em 06-10-1857. Elevado a categoria de vila com a denominação de São João do Cariri, por carta regia, de 22-03-1800. Elevado a condição de cidade e sede municipal com a denominação de São João do Cariri, em 18 de novembro de 1921.

Antigas Denominações
[editar | editar código-fonte]

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]

Localidades
[editar | editar código-fonte]

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

Distritos: Caraúbas, Aredecô (Cordeiros), Pombas, Congo (Santana do Congo), Itamorotinga (Serra Branca), Coxixola (Cochichola), Mucuitu (Santo André), Parari (São José dos Pombos), Serra Branca, Sucurú, Timbaúba do Gurjão, Malhada da Roça.

História
[editar | editar código-fonte]

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

A região territorial de São João do Cariri já chegou a atingir mais de 1/3 do atual Estado da Paraíba, pois, além do sertão e do Cariri, pertencia-lhe Campina Grande e as suas atuais microrregiões do Agreste da Borborema. O território do município era habitado por nativos Cariri até meados do século XVII, quando luso-brasileiros do litoral chegaram e se juntaram aos Cariris e formaram uma aldeia, a qual deram o nome de Travessia. Em 1669 com a doação de uma sesmaria por Alferes José Alves Martins, teve origem o sítio São João. Em 1750 foi criada a freguesia de Nossa Senhora dos Milagres, com sede em um templo construído pelos Jesuítas. Em 1776 foi elevada a categoria de Julgado. Em 1798 foi elevada a categoria de Vila, sob a denominação de Vila de São Pedro no dia 5 de maio de 1803, cujo foi oficialmente instalada a Vila Real de São João do Cariri. Em 1854 foi elevada a categoria de Comarca. São João do Cariri foi um importante centro político e administrativo da Paraíba. Possuía vários distritos e localidades sobre a sua jurisdição. Além de ter um tribunal de júri (elevação à categoria de julgado), foi também sede da extensa Freguesia de Nossa Senhora dos Milagres, que compreendia uma enorme área territorial. Na esfera política, de São João do Cariri saíram senadores, a exemplo do Senador Amir Gaudêncio, deputados e até governador da Paraíba, a exemplo de Gratuliano de Brito. A cidade também tem uma considerável tradição na produção intelectual do Estado. Chegou a ser alcunhada, por cronistas do século XIX, como "Atenas do cariri Velho", em virtude do grande número de doutores e bacharéis que possuía. Em meados do século XIX, foi construído em São João do Cariri um importante colégio de ensino secundário, um dos primeiros do interior da Paraíba, fundado por Francisco Aprígio de Vasconcelos Brandão, avô do célebre jornalista Assis Chateaubriand.

Em 1911 foi constituído o município e dez anos depois sua povoação maior torno-se a sede municipal.

São João do Cariri hoje é um Município pobre, tem nos empregos públicos estaduais e municipais a sua principal fonte de renda, além de uma agricultura e pecuária de subsistência.

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório do Registro Civil e Pessoas Naturais Rua João Pessoa, 183 Centro Cep: 58590-000 Fone: (81) 3355-1066 Email: cleidinha.brito@yahoo.com.br

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Paroquia de Nossa Senhora dos Milagres

Rua Dr. Brandão, S/N – Centro Cep: 58590-000 – São João do Cariri – PB Fone: (83) 3355-1133 [1]

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa
[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências
[editar | editar código-fonte]

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/São_João_do_Cariri
  2. http://cod.ibge.gov.br/EYN