Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

São Domingos do Cariri, Paraíba - Genealogia

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png São Domingos do Cariri

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip São Domingos do Cariri.svg.png

Localização: Mesorregião Borborema
                   Microrregião Cariri Oriental
Área: 222,159 km²
Distância da Capital: 182Km

Datas
[editar | editar código-fonte]

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Distrito criado com a denominação de São Domingos, em 20 de dezembro de 1961, suboridinado ao município de Cabaceiras. Elevado à categoria de município com a denominação de São Domingos do Cabaceiras, em 29 de abril de 1994. desmembrado de Cabaceiras

Antigas Denominações
[editar | editar código-fonte]

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]

Localidades
[editar | editar código-fonte]

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História
[editar | editar código-fonte]

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

Em 1922, mais precisamente no dia 22 de abril, chegou nesta região o jovem Francisco Amâncio Diniz, que incentivado por seu espírito aventureiro, deixou sua terra natal (a cidade de Taperoá) procurando estender o comércio do qual vivia percorrendo várias regiões do estado. Na época, ao chegar encontrou outros comerciantes que se abrigavam à sobra de uma quixabeira onde colocavam seu produtos a venda. Como não havia até então, demarcações de terras, pois todos que se encontravam aqui, assim como Francisco Amâncio, eram oriundos de outras regiões, foi tomada por ele (Francisco Amâncio) a iniciativa de um povoamento organizado, onde todos por eles liderados, começaram a demarcar as terras. Tomando as margens do Rio Paraíba como referência, Francisco Amâncio que também era pedreiro, construiu a primeira casa, e foi ele que organizou aos poucos as constuções seguintes, onde podemos destacar as principais obras por ele deixada, como antiga ?Igreja Velha?, o cemitério, e a Igreja nova que também foi iniciativa dele, dando início as obras pouco antes de seu falecimento em 21 de dezembro de 1976. Foi assim, depois de formado um lugarejo, que em 1961 São Domingos galgou a categoria de distrito, ato na época sancionado pelo então Governador Pedro Gondim.

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório de Registro Civil de Notas e Documentos

Rua Inacia Merencia da Conceição, 77A Centro

Cep: 58485-000

Fone: (83) 3357-1050

Email: elizetesc@hotmail.com

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa
[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/São_Domingos_do_Cariri
  2. http://cod.ibge.gov.br/EXX