Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

São Bentinho, Paraíba - Genealogia

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png São Bentinho

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip São Bentinho.svg.png

Localização: Mesorregião Sertão Paraibano
                    Microrregião Sousa
Área: 195,964 km²
Distância da Capital: 360Km

Datas
[editar | editar código-fonte]

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Distrito criado com a denominação de São Bento ex-povoado, em 09 de agosto de 1989, subordinado ao município de Pombal. Elevado à categoria de município, com a denominação de São Bento, em 29 de abril de 1994, desmembrado de Pombal.

Antigas Denominações
[editar | editar código-fonte]

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]

Localidades
[editar | editar código-fonte]

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História
[editar | editar código-fonte]

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

São Bentinho, nasceu entre as fronteiras do sítios: São Bento ao norte, e Várzea Redonda a Sul. No ano de 1937 um morador do Sítio Várzea Redonda, conhecido pelo nome de Sebastião José Pereira (Basto Pereira). Morava em terrenos de terceiros. Resolveu construir uma casa, e escolheu este lugar, apesar de ser um deserto sem vizinhos, e com nenhuma intenção de formar vila. Mas com o decorrer do tempo foram chegando os seus familiares e vizinhos para também se agrupar naquela área. São Bentinho tornou-se um lugar movimentado com a transmutação de pessoas das cidades de Coremas, Condado, Pombal e outros, já que é cortada pela BR 230 que da acesso a João Pessoa e Cajazeiras e pela rodovia estadual 426 que interliga São Bentinho a Coremas, tornando um lugar aprazível. O Sr. Francisco Felino dos Santos, proprietário daquelas terras, doou 50 braças quadradas do terreno para construção da Capela. Ao registrar o terreno convidaram o Padre Acácio Estrela Rolim para o lançamento da pedra fundamental e o batizado da vila que denominou de Valerianopolis, em homenagem ao Monsenhor Valeriano Pereira de Sousa. Mas a comunidade não se adaptou a este nome e logo voltaram a chamar de São Bento. Reuniram-se mais uma vez para decidir o padroeiro da capela de São Bento, todos optaram por São Francisco de Assis em homenagem ao doador do terreno o Sr. Francisco Felinto.

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas Rua Antônio José Pereira , 21 Centro Cep: 58857-000 Fone: (83) 9961-6657 Email: cartoriounicosaobentinhopb@yahoo.com.br

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Paróquia São Francisco de Assis (1966) Rua Francisco Felinto dos Santos, s/n-Centro Cep: 58857-000 Fone: (83) 3429-1291

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa
[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências
[editar | editar código-fonte]

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/São_Bentinho
  2. cod.ibge.gov.br/239EB