Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.
Recursos para pesquisa
Diversos[editar | editar código-fonte]
- Arquivo Nacional – Acesso a banco de dados do Arquivo Nacional, ligado ao Ministério da Justiça. Inclui listas de imigrantes que chegaram ao Brasil via porto do Rio de Janeiro, processos de habilitação para casamento, processos referentes a registros de nascimento, casamento e óbito, processos cíveis e comerciais pertencentes às Varas Cíveis, Varas Comerciais, Pretorias do Rio de Janeiro e Tribunais Superiores, bem como, processos das antigas coleções formada ao longo dos anos no Arquivo Nacional, como: Escravos, Terras, Inventários e Titulares. Também inclui a base de dados Movimentação de Portugueses no Brasil (1808 – 1842), com 64.194 registros e variadas informações, tais como: idade, estado civil, profissão, acompanhantes, locais de residência e moradia, destinos e características físicas, entre outros documentos.
- Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia (ASBRAP)
- Biblioteca Virtual do Projeto Resgate de Documentação Histórica Barão do Rio Branco – Disponibiliza documentos históricos relativos à História do Brasil existentes em arquivos de outros países, sobretudo Portugal e demais países europeus.
- Brasiliana USP – Biblioteca virtual da USP. Contém vasto acervo bibliográfico e documental sobre diversos assuntos, incluindo dicionários, livros, mapas e jornais antigos. (Consulta online gratuita)
- Brazilian Government Documents – O Projeto de Microfilmagem da América Latina, do Center for Research Libraries (CRL), digitalizou uma série de documentos relacionados ao governo brasileiro entre 1821 e 1993, e dos governos provinciais desde seu início até 1930.
- Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos – reúne informações básicas sobre estas instituições, tais como: missão institucional, acervos, endereço, horário de funcionamento e formas de contato.
- Cadastro Nacional de Serventias Públicas e Privadas do Brasil - Cadastro dos cartórios existentes no Brasil. Inclui data de fundação e abrangência.
- Cartório 24 horas – Portal de solicitação de certidões em vários cartórios do Brasil (não todos | serviço pago).
- Centro Cultural e de Pesquisas do Castelo da Torre - Associação fundada em 1989, sem fins lucrativos, voltada à pesquisa histórica, inclusive genealógica.
- Coleção de Registros do FamílySearch - Brasil
- Colégio Brasileiro de Genealogia – Instituição que se dedica ao estudo e à investigação genealógica das famílias brasileiras e das famílias estrangeiras radicadas no Brasil.
- Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) – Congrega entidades custodiadoras de acervos arquivísticos. Busca por estado.
- Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV) – conjuntos documentais relevantes para a história recente do Brasil, biografias cuidadosas de personagens da Historia, Artes e Ciências num ótimo Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro. A busca é integrada ao acervo do CPDOC. O acesso é livre e gratuito online. Para consultas pessoais, gratuitas, marcar hora neste link. (Praia do Botafogo 190/ 14º andar – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
- Genealogia e História - página criada por Anibal de Almeida Fernandes, contém estudos sobre famílias de vários estados brasileiros.
- Hemeroteca Digital Brasileira da Fundação Biblioteca Nacional – Portal de consulta a vários jornais, principalmente antigos, de todo o Brasil.
- IBGE – Biblioteca virtual que disponibiliza fontes de pesquisa online.
- JUSBRASIL – Consulta a diários oficiais de todo o Brasil. Inclui publicações antigas.
- www.jusbrasil.com.br/
- Museu da Imigração de São Paulo – Acervo Digital - Recurso de pesquisa de dados dos imigrantes que chegaram ao Brasil via Porto de Santos. Possui registro da Hospedaria dos Imigrantes, listas de bordo de vários navios, publicações de colônias de imigrantes, cartas, fotografias, entre outros. (consulta gratuita online)
Registros Eclesiásticos [1][editar | editar código-fonte]
Localizando os Registros
A igreja católica mantém seus registros em diferentes níveis. O nível o mais elevado é o da arquidiocese. Por volta 1900 havia duas arquidioceses, 15 dioceses, e milhares de paróquias e vicariatos espalhados Brasil. As paróquias estão sob o jurisdição das dioceses, e são as congregações locais que podem incluir muitas vilas menores dentro de seus limites. Uma cidade grande tem diversas paróquias e suas jurisdições têm seus próprios registros.
Ao procurar por seu antepassado você deve conhecer a cidade em que ele viveu. Você deve também determinar a qual paróquia ele pertencia. Se seu antepassado vier de uma cidade grande que tenha diversas paróquias, então você necessitará saber em que área da cidade ele viveu. Entretanto, em uma cidade grande tal como Rio de Janeiro ou São Paulo você pode descobrir que mesmo que você sabia a paróquia local, havia épocas em que a família iria à catedral para o batizado de uma criança ou à paróquia de um parente na mesma cidade. Se você não encontrar a família completa na paróquia local, procure nas circunvizinhas. Se sua família viveu em uma vila ou em um sítio muito pequeno que não tenha uma paróquia estabelecida, verifique num mapa para determinar que cidade próxima teve uma. Os mapas dos limites paroquiais, se existirem, podem ser extremamente úteis ao determinar em que registro paroquial procurar. Podem também ajudar-lhe identificar as paróquias visinhas se você necessitar procurar através de várias, em uma dada região.
Quando os livros paroquiais estavam completos, muitas vezes eram enviados à diocese ou regional. Conseqüentemente, se os registros não mais estiverem disponíveis no local você pode encontrar os registros nos arquivos diocesanos ou arquidiocesanos.
Os arquivos da arquidiocese do Rio de Janeiro contêm registros paroquiais, processos de casamento, proclamas, e alguns registros da inquisição mostrando cartas de costado daqueles levados à julgamento.
Os arquivos da arquidiocese de São Paulo têm registros de casamento desde 1632, registros de batisado desde 1640, e registros de óbitos desde 1731. A maioria dos registros paroquais pertencem às paróquias mais antigas do estado de São Paulo, quando todas pertenciam a apenas uma diocese. O arquivo tem também diversos indices dos registros da igreja: Batismos de 1880-1900, dispensas de matrimônio e casamentos, 1730-1917; correções de registros de casamentos e batizados; e índices de convertidos. A maioria dos índices estão na ordem alfabética pelo primeiro nome e não pelo sobrenome. O arquivo tem também um livro chamado Autos de Gênero (espécie de árvores de costado), que lista em ordem alfabética o nome dos filhos, pais, avós, e às vezes parentes de gerações anteriores. Contém também alguns nascimentos ilígitimos, com a data do nascimento e a data que o pai reconheceu a criança como sua. Outros registros neste arquivo incluem registros da confirmação, alguns censos locais, registros de capelão, ordinações às várias ordens de sacerdócio, testamentos, matérias eclesiásticas da corte, e outros registros encontrados geralmente em arquivos de uma diocese.
Os registros com menos de 100 anos são mantidos geralmente pela paróquia local, que pode também ter uns registros mais antigos. É possível escrever às paróquias e aos arquivos locais da igreja para obter informações.
Registros nos Centros de História da Família
Existem tem muitos registros de igrejas em microfilmes para os estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Maranhão, Espírito Santo, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Pará, Paraná, e Pernambuco. Alguns dos registros do estado do Pará são listados no catálogo apenas pela paróqua central. Por exemplo, a igreja central de Curuçá no Pará inclui registros da igreja de 1837 a 1935, incluindo os registros das igrejas de diversas outras paróquias e capelas.
Anuários Católicos
Estes diretórios são muito úteis e existem para cada diocese no país combinados em um único livro chamado Anuário Católico do Brasil:
- Fornecem uma lista de todas as paróquias em uma diocese, assim você pode determinar se a vila dos seus ancestrais era sede de uma. Muitos diretórios listam todas as vilas que pertencem a uma paróquia.
- Fornecem às vezes as datas as mais antigas em que os registros da igreja de cada paróquia existem.
- Incluem informações históricas sobre algumas paróquias.
- Agrupam paróquias geralmente pelo distrito de clerical, assim você pode facilmente determinar todas as paróquias próximas.
- Fornecem o endereço completo das paróquias assim como o endereço das matrizes da diocese e frequentemente dos arquivos da diocese onde registros adicionais podem estar.
- Incluem um índice dos sacerdotes, dos irmãos de fé, e dos diáconos.
- Incluem índice dos munícipios, dos estados, e das dioceses.
Estamos compilando uma relação com os endereços e outras informações de todas as dioceses do país e os municípios incluídos em cada uma. É importante que confirme se os registros antigos estão na diocese local ou na arquidiocese, aqui estão os links:
Dioceses do Acre
Dioceses do Amapa
Dioceses do Amazonas
Dioceses da Bahia
Dioceses do Ceará
Dioceses do Goiás
Dioceses do Maranhão
Dioceses de Minas Gerais
Dioceses do Espírito Santo
Dioceses do Pará
Dioceses do Paraná
Dioceses de Pernambuco
Dioceses do Piauí
Dioceses do Rio Grande do Sul
Dioceses do Rio de Janeiro
Dioceses de Rondônia
Dioceses de Roraima
Dioceses de Santa Catarina
Dioceses de São Paulo