Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Polônia - Heráldica

Da wiki FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Polônia Gotoarrow.png Página Inicial

Coat of arms of Poland-official3.png
Na Polônia, a classe nobre tinha direito de ter brasões, ou escudos de família. Os brasões eram adquiridos de forma diferente na Polônia comparando-se com outras áreas da Europa. Brasões poloneses pertencem a grupos ou clãs, não relacionados pelo sangue, que compartilham um escudo heráldico comum (erva). Originalmente, os reis poloneses recompensavam pessoas que se distinguiam em batalhas, que realizavam um ato heroico ou feito notável, ou tinham uma posição de destaque no governo, concedendo-lhes um título nobre e o direito de usar um escudo heráldico (muitas vezes chamado de brasão de armas). Na era dos reis eleitos, as pessoas podiam ser admitidas em um escudo, ou por eleição por nobres reunidos no Parlamento (Sejm), ou por adoção de uma família nobre. Só com raras exceções um rei polonês eleito podia conceder nobreza e um brasão de armas para uma pessoa qualquer, exceto estrangeiros.

Cada escudo heráldico polonês tem seu próprio nome individual, que é diferente dos nomes das família associadas. Muitas famílias diferentes, com sobrenomes diferentes, podem ter partilhado o mesmo escudo heráldico.

A maior proporção de poloneses possuía estatuto nobre, mais do que na Europa Ocidental. Uma vez obtido, um escudo heráldico era transmitido através de gerações. Armas e status de nobreza eram herdados por todos os membros da família, e não apenas pelo primeiro filho. Por esta razão, a classe nobre na Polônia abrangia do menor escudeiro do país até o cavaleiro mais pobre.

A documentação para escudos armoriais está publicada em obras chamadas "Armoriais" (herbarz). Um armorial é uma coleção de descrições de brasões e das famílias que os detêm. A Polônia produziu inúmeros armoriais preparados por vários autores e tratam da genealogia e escudos heráldicos da cavaleiros poloneses e da nobreza. Os armoriais descrevem os direito às Armas de cada família. Eles também podem conter os primeiros portadores daquele brasão, às vezes com parentescos, datas de nascimento e outras informações genealógicas.

Cada armorial é diferente do outro, dependendo da pesquisa do autor. Nenhum armorial inclui toda a nobreza polonesa, embora as famílias mais distintas estejam incluídas em todos eles. Algumas famílias nobres menores não estão incluídas em nenhum armorial. Armoriais poloneses geralmente contêm informações genealógicas, bem como ilustrações de armas heráldicas. Eles são um bom ponto de partida de um estudo de genealogia e heráldica de famílias nobres, desde que relacionem os membros da família e descendentes de um ancestral em comum do mesmo escudo de armas no passado distante. O próximo é um armorial polonês popular, de fácil acesso:

Herbarz Polski Kaspra Niesieckiego. (Armorial polonês de Kaspar Niesiecki). 10 vols. Lipsko: Breitkopf i Härtel,, 1839-1846. (FHL livro 943.8 D5N; filme 0865225-0865233.)

A Biblioteca de História da Família tem coletado muitos armoriais. Eles estão relacionados no Catálogo do FamilySearch em:

POLÔNIA - HERÁLDICA

Fontes com informações sobre antepassados ​​nobres também podem estar relacionados no catálogo em:

POLÔNIA - NOBREZA

Além disso, essas famílias são frequentemente temas de livros ou artigos genealógicos publicados. Consulte as páginas desta wiki "Polônia - Genealogia" e "Polônia - Nobreza".


Links Externos
[editar | editar código-fonte]

http://www.szlachta.org/heraldry.htm
http://www.ngw.nl/int/pol/poland.htm
http://www.geocities.com/Heartland/Plains/2739/herbarz.html
http://www.polishroots.org/heraldry/heraldry_intro.htm
http://feefhs.org/pol/frg-pghs.html