Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Olho d'Água, Paraíba - Genealogia

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Olho d'Água

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip Olho d'Águasvg.png

Localização: Mesorregião Sertão Paraibano
                   Microrregião Piancó
Área:  596,123 km²
Distância da Capital: 360Km

Datas
[editar | editar código-fonte]

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Distrito criado com a denominação de Olho D`Água, em 07 de janeiro de 1896, subordinado ao município de Piancó. Em 31 de dezembro de 1943, o distrito de Olho D`Água passou a denominar-se Ibura. Em 05 de novembro de 1948, o distrito de Ibura voltou a denominar-se Olho D`Água. Elevado à categoria de município com a denominação de Olho D`Água, em 22 de dezembro de 1961, desmembrado de Piancó.

Antigas Denominações
[editar | editar código-fonte]

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]


Localidades
[editar | editar código-fonte]

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

Distrito de Socorro

História
[editar | editar código-fonte]

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

O topônimo do Olho D`Água originou-se de um olho d`água situado à margem esquerda do rio Genipapo, aterrado pelos indígenas, quando foram expulsos invasores. As terras que formam o município de Olho D`Água pertenciam ao casal Pedro Leite Ferreira e Isabel Gomes de Almeida que compraram aos herdeiros de João de Andrade de Medina. Com a morte dos pioneiros as datas de Malhada do Boi e Tapera foram divididas com os herdeiros, dentre eles os Sr. Antônio Luís do Sacramento, genro do casal primitivo. A produção agrícola teve seu desenvolvimento com o Sr. Manoel Rodrigues de Carvalho e Silva que instalou o primeiro engenho da região. No ano de 1815, Antônio Luís do Sacramento fez doação de um terreno ao patrimônio de São João Batista. Os moradores da região organizaram uma campanha para aquisição da imagem de São João Batista tendo o Sr. João Leite Ferreira como chefe do movimento. Com o desenvolvimento do povoado, teve início a feira em 1901, em consequência da afluência de pessoas às frequentes corridas de cavalos. No ano de 1910, sob orientação do Sr. João Batista, foi construída a atual igreja da cidade. Em 1928, foi instalada a Agência dos Correios e Telégrafos, sendo-lhe a primeira agente a Sra. Isabel Loureiro. Em 1930, foi o povoado invadido por tropas do Cel. José Pereira de Lima que incendiaram várias casas e fazendas.

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório do Registro Civil das Pessoas Naturais Rua Antônio Basilino, 428 Centro Cep: 58765-000 Fone: (83) 9129-8652 Email: Gilberto.mendonça@yahoo.com.br

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

PARÓQUIA DE SÃO JOÃO BATISTA

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa
[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências
[editar | editar código-fonte]

  1.  https://pt.wikipedia.org/wiki/Olho_d'Água
  2. http://cod.ibge.gov.br/237S2