Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Nova Olinda, Paraíba - Genealogia

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Nova Olinda

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip Nova Olinda.svg.png

Localização: Mesorregião Sertão Paraibanoo
                   Microrregião Piancó
Área: 84,253 km²
Distância da Capital:  433 km

Datas
[editar | editar código-fonte]

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Distrito criado com a denominação de Andreza, em 31 de dezembro de 1943, subordinado ao município de Piancó. Em 05 de novembro de 1948, o distrito de Andreza passou a denominar-se Nova Olinda. Elevado à categoria de município com a denominação de Nova Olinda, em 22 de dezembro de 1961, desmembrado de Piancó.

Antigas Denominações
[editar | editar código-fonte]

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]

Localidades
[editar | editar código-fonte]

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História
[editar | editar código-fonte]

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade

A ORIGEM do município data de 1870, com a implantação do Engenho Olinda, de propriedade de Antônio de Souza Dias. Em 1877 já se contavam vários moradores na região, recentemente vindos de Portugal. A sede da fazenda situava-se na margem esquerda do riacho atualmente denominado Gravatá, ponto de apoio dos religiosos procedentes de Recife e Fortaleza. Coube aos filhos de Antônio Dias a consolidação do desenvolvimento do núcleo. Jô de Souza Dias construiu a primeira casa, além das então existentes no Engenho. Logo depois, chegaram seu sobrinho, Irineu de Souza, e o Coronel Abílio Rodrigues dos Santos, que mais tarde doou terreno para construção da capela, orientado pelo padre Severino Ramalho, vigário de Piancó. Em 1902, esta passou por grande reforma, tendo João Barreiro doado a imagem de Nossa Senhora dos Remédios. Nessa época foi mudado o topônimo de Furada para Nova Olinda. Em 1951 a capela foi demolida e, no mesmo local, se ergueu a Igreja Matriz. A paróquia foi criada em 1965, pertencendo a Diocese de Patos. Com o desenvolvimento do povoado, organizou-se uma feira livre, com grande movimento. Mais tarde, foram instaladas a Agência dos Correios e Telégrafos, e a Estação Pluviométrica. Entre os pioneiros, além do fundador, estão Raimundo Epaminondas, Moisés Rodrigues de Souza, Ideão de Souza.

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório do Registro Civil das Pessoas Naturais e Notas Rua Getúlio Vargas, 10 Centro Cep: 58798-000 Fone: (83) 3459-1028 Email: cartoriogonzaga@bol.com.br

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Paróquia Nossa Senhora dos Remédios (1965)

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa
[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências
[editar | editar código-fonte]

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Nova Olinda (Paraíba)
  2. http://cod.ibge.gov.br/MWV