Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Manduri, São Paulo - Genealogia

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Brasil Gotoarrow.png São Paulo Gotoarrow.png Manduri

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


São Paulo Municip Manduri.svg.png

Localização: Mesorregião Assis
                   Microrregião Ourinhos
Área: 228,866 km²
Distância da Capital: 300Km


Datas
[editar | editar código-fonte]

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Antigas Denominações[editar | editar código-fonte]

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]

Localidades
[editar | editar código-fonte]

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História
[editar | editar código-fonte]

No início do século XX, com o avanço da Estrada de Ferro Sorocabana rumo às barrancas do Rio Paraná, muitos sertanistas instalaram-se ao longo dos trilhos, abrindo fazendas. Concentradas algumas famílias, o Engenheiro da Ferrovia, Antônio Gouveia de Proença, fundou, em 1905, uma povoação denominando-a Manduri. A origem do nome, deveu-se à existência, em grande quantidade, de uma pequena abelha denominada ?manduri?ou ?mandurim?(do tupi, ?manda-r-i?), da família dos meliponídeos. Os primeiros moradores, José Elias Bonifácio, Francisco Lourenço, Pedro Orcesi, Miguel Avoglio, José Abunjara e outros, instalaram-se junto à Estação que foi construída. As altas safras de café da região fez de Manduri um centro de convergência dos grandes produtores que comercializavam na localidade.
Distrito criado com a denominação de Manduri, por Lei Estadual nº 1115, de 26 de dezembro de 1907. Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911, figura no Município de Pirajú, o Distrito de Manduri. Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, Mandurí é Distrito judiciário e pertence ao Município de Pirajú. No quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Distrito de Mandurí permanece no Município de Pirajú. Pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, o Distrito de Mandurí adquiriu parte do território do extinto Distrito de São Bartolomeu, do mesmo Município, de Pirajú. Em 1939-1943, o Distrito de Mandurí figura no Município de Pirajú. Elevado à categoria de município com a denominação de Manduri, por Decreto-lei Estadual nº14334, de 30 de novembro de 1944, desmembrado de Pirajú, Santa Barbara do Rio Pardo e Óleo. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia, 01 de janeiro de 1945. No quadro fixado, pelo referido Decreto-lei nº 14334, para vigorar em 1945-1948, o Município de Mandurí ficou composto do Distrito Sede e pertence ao termo e comarca de Piraju. Figura no quadro fixado pela lei nº. 233, de 24-XII-1948, para 1949-1953, composto dos Distritos de Mandurí e São Berto, comarca de Pirajú. Assim permanecendo no quadro fixado para 1954-1958 pela Lei nº 2456, de 30-XII-1953. Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído de 2 Distritos: Manduri e São Berto. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIÃO DE NOTAS DO MUNICÍPIO DE MANDURI DA COMARCA DE PIRAJU - Manduri
Telefone: (14) 33561844
Endereço: Rua Parana, 206 - Manduri - SP - CEP 18780000
E-mail: manduri@arpensp.org.br
Horário de Funcionamento: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h.
Área de abrangência: Município de Manduri.

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Manduri (São Paulo)
  2. http://cod.ibge.gov.br/6DQ
  3. http://www.cartoriosp.com.br/localize-um-cartorio.aspx