Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Jacaraú, Paraíba - Genealogia

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Jacaraú

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip Jacaraú.svg.png

Localização: Mesorregião Mata Paraibana
                   Microrregião Litoral Norte
Área: 253,206 km²
Distância da Capital: 96Km

Datas
[editar | editar código-fonte]

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Distrito criado com a denominação de Jacaraú, em 21 de dezembro de 1908, subordinado ao município de Mamanguape. Elevado à categoria de município a denominação de Jacaraú, em 01 de dezembro de 1961, desmembrado de Mamanguape.

Antigas Denominações
[editar | editar código-fonte]

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]

Localidades
[editar | editar código-fonte]

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

Distritos: Timbó, Retiro

História
[editar | editar código-fonte]

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

No início, os pioneiros vinham com o objetivo de buscar nesta região, um fruto muito conhecido pelo nome de JARACATIÁ (Tupi Yarakati’a), ou seja, planta da família das caricáceas (Jacaratia spinosa), mamoeiro-do-mato, que poderia ser conhecido como região de Jaracatiá. Este fato pode ter levado a origem da utopia do nome Jacaraú, por ser predominantemente da origem conhecida pelos indígenas de Jaracatiá. Como a população achava que com a extinção dos mamoeiros não havia mais sentido manter esse nome na Vila, por conta deste fato natural, acharam melhor mudar para Jacaraú, nome atual. Segundo informações de vários moradores desta cidade e de outras cidades vizinhas, a Vila do Jacaré, como era conhecida a Vila de Jacaraú, teria vários motivos para que os pioneiros que por aqui passaram – e outros que aqui ficaram, sempre de uma forma mais objetiva e até um pouco preconceituosas –, procurassem desvincular quaisquer nomes indígenas da Vila ou da cidade, mostrando a total falta de respeito que estes “pioneiros” tinham com as civilizações que já viviam nesta região, antes do negro e do branco, considerados civilizados, onde só trouxeram destruição, isto é, genocídio, para quem, na realidade era dono desta região. Existia uma lagoa no centro da Vila que ficou bastante conhecida devida o fato de existir na mesma, muitos jacarés. Por isso, seu primeiro nome era Vila do Jacaré. O lugar era um ponto de apoio ou pousada de tropeiros que demandavam de Mananguape na Paraíba, a Nova Cruz no Rio Grande do Norte. A parada era em função da boa água da Lagoa e única fonte existente nos períodos secos. Certa vez, contam eles - crianças que se banhavam na lagoa foram surpreendidas com enorme jacaré e teriam exclamado: Olha o Jacareú termo que mais tarde passou a chamar-se JACARAÚ ou mais precisamente: Lagoa do Jacaraú. Posteriormente, a região recebeu o nome de simplesmente: Jacareú, topônimo que se consagra até hoje. Seus primeiros habitantes ou responsáveis pela formação do núcleo populacional foram Joaquim Braz, Antônio Fernandes, o maior proprietário de então, Antônio Cané, Pedro Mandu e Luiz Tenório ou Antônio Felipe dos Santos. Nenhum deles existe mais. A antiga pousada de tropeiros transformou-se num lugarejo e foi tomando forma de povoação até a dimensão de hoje.

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Serviço Registral das Pessoas Naturais de Jacaraú Rua Presidente João Pessoa, s/n Centro Cep: 58280-000 Fone: (83) 3295-1012 Email: marisadecastroa@bol.com.br

Oficial do Registro Civil e Notas Distrito Timbó de Jacaraú Cep: 58278-000 Fone: (83) 3295-5035 Email: aparecidasilvaoomfilhos@hotmail.com

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Paróquia NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO (1948) Rua São João, 11 - Centro Cep: 58278-000 - Jacaraú (PB) Fone: (83) 3295-1117

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa
[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências
[editar | editar código-fonte]

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Jacaraú
  2. http://cod.ibge.gov.br/MIZ