Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Itaubal, Amapá - Genealogia

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Amapá Gotoarrow.png Itaubal

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Amapá Municip Itaubal.svg.jpeg

Localização: Mesorregião Sul do Amapá
                   Microrregião Macapá
Área: 1 703,793 km²
Distância da Capital: 80,4Km 

Datas
[editar | editar código-fonte]

Distrito criado com a denominação de Itaubal de Piririm (ex-povoado), em 1981. Elevado à categoria de município com a denominação de Itaubal, em 1992.

Antigas Denominações
[editar | editar código-fonte]

  • Itaubal de Piririm

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]

Localidades
[editar | editar código-fonte]

Comunidades: Curicaca, Inajá, São Miguel,Carmo do Macacoari, Rio Jordão, Limão, São Tomé, Foz do Macacoari, Ipixuna Grande, Pau Mulato, Igarapá Novo, Bom Sucesso, Capim, Cobra, Quintino, cacau, Uruá,Poraque, Jupati, Siribiuna.

História
[editar | editar código-fonte]

As primeiras famílias chegaram a este município por volta de 1935. Estas famílias vieram, principalmente das ilhas do Pará, em busca de boas terras e farta alimentação, fundando um povoado e trabalhando, principalmente, em lavouras. A origem do nome do municípios vem do fato de existir em abundância naquela localidade uma madeira de lei conhecida pelo nome de itaúba, ou mezilaurus itauba (meissin). Esta madeira é de alto valor comercial no Estado, embora atualmente, por causa dos constantes desmatamentos, esteja em extinção naquela região. Em 1988, Itaubal passou a ser distrito de Macapá. Já em 1991, através de um processo democrático, o governador Anníbal Barcellos, em seu segundo mandato, promoveu um plebiscito para saber a vontade da população do distrito de Itaubal: se desejavam que o local fosse transformado em Município ou não. O povo respondeu favoravelmente através da votação e, em 1º de maio de 1992, foi criado o município de Itaubal do Piririm, através da Lei n.º 0005. A partir desta data, Itaubal ganhou autonomia tornando-se em mais um município do Estado do Amapá, elegendo seu prefeito e membros da Câmara de Vereadores.

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Ofício de registro civil das pessoas naturais e anexos

Endereço: Rua João Palha dos Reis, 445

Bairro: Centro

Distrito: Itaubal

Cidade: Itaubal

CEP: 68976-000

Estado: Amapá

Telefone: (0xx96) 3324-1173 / 98805-5812

Fax: (0xx96) 3324-1173

Email: cartorioitaubal@bol.com.br

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

  • Biblioteca Pública Municipal Aracy Miranda de Mont'Alverne
    Avenida Cora de Carvalho, 1842 - Centro
    Telefone:(96) 3212-1130

Outros Recursos de Pesquisa
[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências
[editar | editar código-fonte]

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Itaubal
  2. http://cod.ibge.gov.br/9ME
  3. http://snbp.culturadigital.br/informacao/dados-das-bibliotecas-publicas/
  4. http://www.itaubal.ap.gov.br/novo_site/index.php?nivel=1&exibir=secoes&ID=1