Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Guaraciaba, Minas Gerais - Genealogia

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Minas Gerais Gotoarrow.png Guaraciaba

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Minas Gerais Municip Guaraciaba.svg.png

Localização: Mesorregião Zona da Mata
                   Microrregião Ponte Nova
Área: 348,533 km²
Distância da Capital: 214Km

Datas[editar | editar código-fonte]

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Antigas Denominações[editar | editar código-fonte]

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos[editar | editar código-fonte]

Localidades[editar | editar código-fonte]

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História[editar | editar código-fonte]

A origem do desbravamento e do povoamento da região deve-se ás expedições lideradas pelo coronel Salvador Fernandes Furtado de Mendonça, ao sul do ribeirão do Carmo, que descobriu ouro nas proximidades onde o Rio Bacalhau se encontra com o Rio Piranga, em 1704.

A pequena povoação que se formou foi chamada primeiramente, em alusão geográfica do local, de ?Barra do Bacalhau?. Da capela primitiva de Santa Ana, também chamada Santana dos Ferros, sabe-se que provisão episcopal de 1749 autorizou sua construção e que foi abençoada em 1752, quando pertencia á freguesia de Guarapiranga. Atualmente, vê-se no mesmo local a Matriz de Santana.

Dos tempos da mineração colonial, ressalta a tradição local, a tentativa do Administrador Geral das Minas Gerais, Capitão-Mor de Mariana, de desviar o curso do rio Piranga no local denominado ?Brecha?, visando descobrir um rico filão de ouro em seu leito. Os trabalhos teriam durado de dois a quatro anos e mobilizado centenas de escravos, sendo interrompidos pela morte repentina do administrador.

O nome ?Guaraciaba? aparece, pela primeira vez em lei de 30 de outubro de 1884, quando a freguesia de Barra do Bacalhau, criada em 1832 e pertencente à Diocese de Mariana, tem seu nome alterado para Santana de Guaraciaba. O fato vai se repetir com o distrito que assume o mesmo nome, em 1911.

Etimologicamente, nota-se a união dos vocábulos de origem tupi ?Guaracyaba?, que literalmente significariam ?cabelos cor do sol?, podendo-se interpretar como ?cabelos louros?. O fato da adoção do termo pode ser explicado a partir da lenda que, ainda na época dos primeiros exploradores, via-se uma índia loura remando em sua canoa nos rios locais.

Desde sua origem até quase a metade do Século XX, a localidade esteve submetida ora ao município de Mariana, ora ao de Piranga, ora ao de Santa Rita do Turvo (atual Viçosa), ora ao de Ponte Nova, voltando não raras vezes a pertencer administrativamente a um ou a outro deles. Em 27 de dezembro de 1948, com a Lei nº 336, foi elevada à categoria de município, desmembrando-se de Piranga, quando tem reduzido o nome para Guaraciaba. A instalação solene deu-se a 1º de janeiro de 1949. Não possui distritos.

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/guaraciaba/historico

Famílias Tradicionais[editar | editar código-fonte]

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares[editar | editar código-fonte]

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cemitérios[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Outros Locais e Instituições[editar | editar código-fonte]

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Mapas de população - 1838 - nascimentos, casamentos e óbitos da paróquia da Barra do Bacalhau, município de Mariana

http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/mapas_populacao_docs/photo.php?lid=21860

Outros Recursos de Pesquisa[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

MORAIS CASTRO, José Flávio - História e geografia do município de Guaraciaba MG

http://www1.pucminas.br/imagedb/mestrado_doutorado/publicacoes/PUA_ARQ_ARQUI20140508115410.pdf

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Guaraciaba (Minas Gerais)
  2. http://cod.ibge.gov.br/126