Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Fagundes, Paraíba - Genealogia

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Fagundes

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip Fagundes.svg.png

Localização: Mesorregião Agreste Paraibano
                   Microrregião Campina Grande
Área:  162,101 km²
Distância da Capital: 120Km

Datas
[editar | editar código-fonte]

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Em 1911, figura no município de Campina Grande o distrito de Fagundes. Elevado à categoria de município com a denominação de Fagundes, em 22 de dezembro de 1961, desmembrado de Campina Grande.

Antigas Denominações
[editar | editar código-fonte]

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]

Localidades
[editar | editar código-fonte]

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História
[editar | editar código-fonte]

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

Os primeiros habitantes do local onde hoje se assenta a cidade de Fagundes, foram os índios da grande família Cariris, que por ali estiveram por volta de 1642. Existiam na região, dois eventos dos jesuítas e carmelitas que realizavam trabalho de catequese entre Pilar e Cana Brava, como era conhecido o aldeamento dos silvícolas. Em 1664, descendentes de Teodósio de Oliveira Lêdo, o grande desbravador do território paraibano, chagaram a Cana Brava e iniciaram logo intensa atividades no sentido de povoar e urbanizar o território. Em 1762, o local passou a chama-se Fagundes, há quem diga também, que o nome de foi originado, em virtude da existência de um chefe de tribos que se chamava facundo, a origem do topônimo escolhido e que é conservado até hoje. A evolução foi muito rápida e já em 1888 era elevado à categoria de município e criado a comarca de Fagundes. Mas foi efêmera sua existência como tal, pois em 1891, era extinto o município e suprimida a comarca, voltando a ser anexado ao município de Campina Grande de donde fora desmembrado na época, a atuação dos cangaceiros se fazia sentir em toda ordem. A própria capela da povoação foi destruída pelos bandidos. Tal situação provocou o êxodo, consideradas como pioneira na sua fundação, residiam em Fagundes as famílias: Ferreira, Pinto Madureira, Marcelo e Taveira. A tranquilidade voltou a reinar em Fagundes em 1930, com a extinção dos homens do cangaço e muito de seus moradores que haviam se retirado, retornaram as seus lares e construíram suas vidas, formando sítios e fazendas. Em 1889, tinha sido iniciado a construção de uma nova capela por Frei Alberto, sendo concluída em 1921. Fagundes foi elevado a distrito em 1937. As famílias de João Figueiredo, do coronel João Muniz e José Joaquim de Araújo, após 1930, também muito deram de si para soerguimento da povoação. A emancipação política teve no Dr. Geraldo F. Dantas, Salvino Figueiredo e o professor José Cruz Herculano, como principais colaboradores para o acontecimento.

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório do Registro Civil Rua Monsenhor Sales, 53 Centro Cep: 58430-000 Fone: (83) 3393-1535 Email: jb-herculano@bol.com.br

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

PARÓQUIA DE SÃO JOÃO BATISTA – 1913 Rua Monsenhor Sales, S/N – Centro Cep: 58487-000 – Fagundes – PB Fone: (83) 3393-1794

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa
[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências
[editar | editar código-fonte]

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Fagundes (Paraíba)
  2. http://cod.ibge.gov.br/CSC