Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Espanha - Arquivos

Da wiki FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Espanha Gotoarrow.png Arquivos

Genealogicamente falando, os arquivos espanhóis podem ser divididos em quatro categorias distintas.

  • Arquivos Civis. Podem ser encontrados em vários níveis do governo civil. Por exemplo, municipal, de comarca, ou de provincia,
  • Arquivos de Igreja. Geralmente estão relacionados com arquivos da Igreja Católica.
  • Arquivos privados, que podem ser arquivos independentes, parte de um arquivo público ou da igreja.
  • Arquivos de Universidades. Contêm uma grande variedade de registros.


Para uma boa lista de diversosarquivos para a Espanha, por favor visite o site EspañaGenWeb.

Arquivos Civis
[editar | editar código-fonte]

A abrangência dos arquivos civis na Espanha vão desde arquivos de nível nacional até o cartório de registro civil local. O melhor lugar para se localizar um arquivo e acessar o seu acervo (nem sempre completo) é através do site do Ministério de Cultura em:

PARES (Portal de Archivos Españoles). Procure os arquivos nos quais você está interessado através do link Censo-guia de archivos. Este site também tem links para os principais arquivos de todo o país, tais como:

Arquivos Provinciais
[editar | editar código-fonte]

Arquivos provinciais são muito importantes na pesquisa da história da família. Dentre eles os mais valiosos são os registros de cartórios, ou Protocolos. Esses registros incluem: testamentos, vendas de terras e propriedades, inventários, contratos de casamento, e muitos outros tipos de documentos. O melhor portal onde se encontram estes arquivos é o PARES (Portal de Archives Españoles). O site informa os horários de funcionamento, serviços, endereços, e os acervos de cada arquivo provincial.

Os artigos wiki descrevendo as coleções online encontram-se em:

Arquivos Municipais e Juizado de Paz
[editar | editar código-fonte]

Às vezes, esses arquivos estão juntos, mas, quando eles estão separados, você encontrará os registros civis nos arquivos do Juizado de Paz. Os Arquivos Municipais contêm censo local, fiscal, registros militares, e outros registros de grande importância para a pesquisa genealógica. Como no caso dos arquivos provinciais, você pode encontrar informações adicionais no website do Ministerio de Cultura (relacionado acima). 

Arquivos de Igreja (Igreja Católica)[editar | editar código-fonte]

A Igreja Católica tem dois arquivos principais, que são de valor inestimável para qualquer um que faz pesquisa de história da família na Espanha. Um excelente guia para os Arquivos da Igreja Católica na Espanha está disponível online: o Guía de los Archivos de la Iglesia en España, compilado pelo Arquivo Diocesano de Barcelona para a Asociación de Archiveros de la Iglesia en España (Associação dos Arquivistas da Igreja na Espanha), com a colaboração do Ministério de Educación, Cultura, y Deporte (Ministério da Educação, Cultura e Desporto).

Arquivos Paroquiais[editar | editar código-fonte]

Os arquivos paroquiais contêm os livros paroquiais da  paróquia em si. A maioria dos registros paroquiais antigos ainda existentes na Espanha foram centralizados no Arquivo Diocesano (veja abaixo). No caso dos registros com menos de 100 anos de existência, e aqueles que nunca foram enviados para o arquivo diocesano, são mantidos / armazenados no arquivo paroquial. Os registros paroquiais mais comuns e mais relevantes para a história da família são os de: batizados, crismas, casamentos e óbitos / enterros.

Arquivos Diocesanos[editar | editar código-fonte]

Cada diocese tem um arquivo onde foram centralizados os registros paroquiais das paróquias que ficam dentro de seus limites de jurisdição. Os arquivos costumam ter todos os registros paroquiais com mais de 100 anos de existência, além de todos os registros diocesanos. Registros diocesanos na Espanha incluem: dispensas de casamento, registros eclesiástico, materiais judiciais, visitas pastorais e confirmações.

Guias e diretórios da Igreja Católica são grandes fontes para aprender mais sobre os arquivos de igreja. Muito disso pode ser feito através do site do Ministério de Cultura, mas há dois outros sites que são excelentes também:

Conferência Episcopal Espanhola
Lista das Dioceses católicas romanas na Espanha


Biblioteca Nacional da Espanha
[editar | editar código-fonte]

Madrid, Espanha
Internet: http://www.bne.es/