Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Espanha, Dicionários geográficos

Da wiki FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Espanha Gotoarrow.png Dicionários geográficos

Espanha, Tópicos da Wiki
Spanish flag1.jpg
Começando a Pesquisa
Tipos de Registros
Contexto do País
Etnia
Fontes de Pesquisa Local


Por Que Usar Gazetistas?[editar | editar código-fonte]

Um gazetista é um dicionário de nomes de lugares. Os gazetistas relacionam ou descrevem cidades e aldeias, paróquias e ayuntamientos (municípios), estados, populações, rios e montanhas, e outras características geográficas. Eles geralmente incluem apenas os nomes dos lugares que existiam na época que o gazetista foi publicado. Dentro de uma área geográfica específica, os nomes de lugares estão relacionados em ordem alfabética, similar a um dicionário.

Você pode usar um dicionário geográfico para localizar os lugares onde sua família viveu e para determinar as jurisdições civis e da igreja sobre esses lugares. Por exemplo, se você estava a olhar para Nalió, o gazetista mencionaria que se trata de uma comunidade no ayuntamiento de Grado, encontrado na província de Oviedo. Desde Nalió faz parte do ayuntamiento de Grado registros civis para Nalió seriam encontrados nos registros de Grado.

Há muitos lugares na Espanha, com nomes de lugares similares ou idênticos. Você vai precisar usar um dicionário geográfico para identificar a cidade específica onde seu antepassado viveu, a província onde a cidade estava ou está, e as jurisdições onde os registros sobre a pessoa foram mantidos.

Conteúdo[editar | editar código-fonte]

Os gazetistas também podem fornecer informações adicionais sobre as cidades, tais como:

  • As diferentes denominações religiosas.
  • As escolas, faculdades e universidades.
  • Grandes fabricantes, canais, docas e estações ferroviárias.
  • Alguns gazetistas contêm informações históricas e informações biográficas sobre alguns indivíduos (geralmente indivíduos do alto escalão).

Gazetistas[editar | editar código-fonte]

Pascual Madoz, Diccionario geográfico-estadístico-histórico de España y sus posesiones de ultramar (Madrid: P. Madoz, 1848-1850). FHL INTL 946 E5M.

Este gazetista também está disponível online através da Biblioteca Virtual Andalucía: Por favor, note que o texto está em espanhol.

Também disponível em microfilmes e microfichas.

Outros Auxilios de Busca[editar | editar código-fonte]

Instituto Nacional de Estadística[editar | editar código-fonte]

No site do Instituto Nacional de Estatística ou Instituto Nacional de Estadística na Espanha você pode ver todos os municípios de cada província. Para usar este motor de busca para localizar um município use a caixa suspensa Nombre del municipio para digitar o nome de um município e, em seguida, clique em Buscar para iniciar a pesquisa. Para ver uma lista de todos os municípios em uma província usar a caixa suspensa sob Búsqueda por Provincias para escolher a província ou simplesmente selecionar a província do mapa. Depois de escolher a província uma página será aberta com uma lista de todos os municípios da província. Clique sobre o nome do município que pretende ver suas informações de contato. Por favor note que este site está em espanhol apenas.

Diretórios da Igreja[editar | editar código-fonte]

  • Você pode saber se a município ou cidade de seu antepassado ​​tinha uma paróquia estabelecida verificando um diretório da igreja católica. Ele irá relacionar os funcionários da arquidiocese e as dioceses com suas paróquias, para que você possa facilmente determinar todas as paróquias vizinhas. Pode incluir informações históricas sobre cada paróquia, e às vezes ele fornece endereços das paróquias, a sede da diocese, e os arquivos da diocese onde os registros adicionais podem estar guardados. O gazetista mencionado acima por Madoz também dá paróquias.
  • Um diretório bom da igreja é: Guia de la Iglesia en España. Iglesia Catolica. Oficina Geral de Sociologia y Estadística. Madrid: Secretariado del Episcopado Español, 1960. FHL INTL Livro 946 K24g 1960, FHL INTL Film 0924464.
  • Outro guia para os registros da igreja disponíveis pode ser encontrado no Guía de los Archivos de la Iglesia en España. Barcelona: Archivo Diocesano de Barcelona, ​​de 2001. Clique no título do guia para baixar uma cópia.

Catálogo do FamilySearch[editar | editar código-fonte]

Há muitos outros gazetistas além do de Pascual Madoz e você pode encontrá-los usando catálogos online, como o FamilySearch Catalog ou WorldCat

Para encontrar gazetistas adicionais para Espanha no Catálogo do FamilySearch siga estes passos:

  1. Vá ao Catálogo do FamilySearch
  2. Click em: Pesquisa de Local
  3. Enter: Espanha na primeira caixa, e deixe a segunda caixa vazia.
  4. Clique em: Espanha
  5. Clique em: Espanha - Gazetistas

Para encontrar um Centro de História da Família perto de casa, use este link: Centros de História da Família