Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Casserengue, Paraíba - Genealogia

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Casserengue

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip Casserengue.svg.png

Localização: Mesorregião Agreste Paraibano
                   Microrregião Curimataú Oriental
Área: 201,379 km²
Distância da Capital: 103Km

Datas
[editar | editar código-fonte]

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Em 28 de Julho de 1978, Casserengue à categoria de distrito.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Casserengue, em 29 de abril de 1994, desmembrado de Solânea.

Antigas Denominações
[editar | editar código-fonte]

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]

Localidades
[editar | editar código-fonte]

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História
[editar | editar código-fonte]

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

A colonização da área ocorreu no século XVII, quando as primeiras sesmarias foram concedidas a Domingos Vieira e Zacarias de Melo. A fundação aconteceu quando um dos descendentes dos colonizadores fixou moradia naquele planalto com fazenda de gado e engenho . Os primeiros habitantes a se instalar na região foram Raimundo Soares, Fernando Marcena, Severino Lopes, Berlamino Soares e Francisco Marculino dos Santos. Logo que começou o povoamento, começou a migração de habitantes de outros municipios como a família de José Homero Bananeiras,a família de dona Elisa Cardoso Barra de Santa Rosa, a família de seu Silvinha Arara (Paraíba), dentre vários outros moradores antigos. O verdadeiro fundador de Casserengue foi o popular Chico Ventania, que era um dos proprietários de terra agrícola da região. Chico Ventania, receoso de que suas terras serem tomadas para as mãos de estranhos ele procurou seus vizinhos o Sr. Doval da Costa Lira, Raimundo Soares Câmera, Fernando Marcena e outros que juntos resolveram que dariam parte de suas terra para que fosse formado o povoado de Casserengue. Após ter combinado em fundar o povoado Chico Ventania e Durval da costa Lira resolveram procurar o prefeito do Município de Solânea, o Sr. João Elicio da Rocha para tornarem legal a formação do povoado. As lideranças da região dariam o apoio à candidatura de Epifânio Plácido da Silva que se comprometia em torna legal o povoado de Casserengue.

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório de Registro Civil

Rua Durval da Costa Lira, 494 Centro

Cep: 58238-000

Fone: (83) 3634-1120

Email: cartoriocasserengue@neocart.com.br

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Rua Durval da Costa Lira, 343 Centro

Cep: 58238-000

Fone: (83) 3634-1146

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa
[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências
[editar | editar código-fonte]

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Casserengue
  2. http://cod.ibge.gov.br/ILY

http://www.cnj.jus.br/corregedoria/registrocivil/index.php?