Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Calçoene, Amapá - Genealogia

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Amapá Gotoarrow.png Calçoene

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Amapá Municip Calçoene.svg.jpeg

Localização: Mesorregião Norte do Amapá
                   Microrregião Oiapoque
Área: 14 269,258 km²
Distância da Capital: 384Km

Datas
[editar | editar código-fonte]

Distrito criado com a denominação de Calçoense, em 1945. Elevado á categoria de município, com a denominação de Calçoene, em 1956.

Antigas Denominações
[editar | editar código-fonte]

  • Calçoense

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]

Localidades
[editar | editar código-fonte]

O município é constituído de 3 distritos: Calçoene, Cunani e Lourenço.
Comunidades principais:Calçoene (Sede), Calafate, Carnot, Cunani, Goiabal e Lourenço.

História
[editar | editar código-fonte]

A história de Calçoene, começa em 1893 (alguns autores dizem que foi 1894), quando foi descoberto ouro no leito do rio Calçoene, pelos brasileiros Germano e Firmino Ribeiro, naturais de Curuçá (no Pará). Nesse tempo, um morador da Guiana Francesa de nome Clemente Tamba, também encontrou bastante ouro. Em razão dessas descobertas os franceses resolverem radicalizar o desejo secular de ocupar a região, reacendendo, assim, a questão do Contestado Franco-Brasileiro, com vários conflitos envolvendo brasileiros do Amapá e franceses de Caiena, culminando com a vitória diplomática dos brasileiros e a anexação da área ao Estado do Pará, em 1900. Assim, a atual cidade de Calçoene teve origem no movimento de garimpeiros e faiscadores de ouro. Em 26 de junho de 1901, de acordo com o recensamento feito em Calçoene, a população da então vila é de 500 habitantes, quase toda constituída de franceses de Caiena. Em 23 de maio de 1945 Calçoene é elevada a vila e, a 22 de dezembro de 1956, recebe foros de cidade pala Lei nº 3.056. Em 17 de setembro de 1952, as obras de construção da rodovia Br-156 chegam a Calçoene. Em 22 de dezembro de 1956, pela lei nº 3.056, é criado o município de Calçoene, instalado em 25 de janeiro de 1957.Trecho do texto do historiador Edgar Rodrigues

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Ofício de registro civil das pessoas naturais e anexos

Endereço: Av. João Estácio dos Santos, s/n

Bairro: Centro

Distrito: Calçoene

Cidade: Calçoene

CEP: 68960-000

Estado: Amapá

Telefone: (0xx96) 3423-1103 / 3423-1158

Fax: (0xx96) 3423-1103

Email: cartcalc@bol.com.br

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa
[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências
[editar | editar código-fonte]

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Calçoene
  2. http://cod.ibge.gov.br/5ZF
  3. http://www.cidade-brasil.com.br/municipio-calcoene.html