Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Cabedelo, Paraíba - Genealogia

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Cabedelo

Panorama_de_Cabedelo-PB.jpg
(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip Cabedelo.svg.png

Localização: Mesorregião Mata Paraibana
                   Microrregião João Pessoa
Área: 31,915 km²
Distância da Capital: 18Km

Datas
[editar | editar código-fonte]

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Cabedelo, em 05 de setembro de 1850, desmembrado de Campina Grande. Em 04 de setembro de 1930, o município de Paraíba passou a denominar-se João Pessoa. Em 20 de novembro de 1928, o município é extinto, sendo seu território anexado ao município de Paraíba. Elevado à categoria de município com a denominação de Cabedelo, em 17 de março de 1908, desmembrado de Paraíba.

Antigas Denominações
[editar | editar código-fonte]

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]

Localidades
[editar | editar código-fonte]

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

Praia de Miramar, Praia Ponta de Matos, Praia de Areia Vermelha, Praia Formosa, Praia de Areia Dourada, Praia de Camboinha, Praia do Poço, Praia de Intermares, Praia fluvial do Jacaré

História
[editar | editar código-fonte]

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

Por volta do ano 1000, a região onde atualmente está assentado o município de Cabedelo era terra dos índios tapuias, que migraram para o interior do continente devido à chegada de povos tupis procedentes da Amazônia. No século XVI, quando chegaram os primeiros europeus, a região constituía a fronteira entre os territórios das tribos tupis dos potiguares (que se localizavam ao norte) e dos tabajaras (que se localizavam ao sul)[9] . Estes últimos se aliaram aos colonizadores portugueses, enquanto que os primeiros se tornaram ferrenhos adversários dos mesmos . A cidade de Cabedelo foi fundada em 04 de novembro de 1585, em torno da fortaleza construída por portugueses afim de defender a entrada do estuário do rio Paraíba e a cidade de Filipeia de Nossa Senhora das Neves. Cabedelo conquistou e perdeu autonomia por algumas vezes para a cidade de João Pessoa. Cabedelo, segundo núcleo de colonização do Estado, possui tradições históricas de grande beleza. Seu nome provém das dunas de areia fina e alva que se formam em suas praias. Em 1585, Martim Leitão deu início à colonização do local, que posteriormente originaria o povoado de Cabedelo. Data dos fins do século XVI a construção do Forte Velho e da Fortaleza de Santa Catarina, que na época dos assédios dos piratas franceses e da invasão holandesa, serviram de palco a tremendos combates. Arrasada diversas vezes, foi a fortaleza outras tantas reconstruída. Em 24 de dezembro de 1634, foi a cidade ocupada pelos holandeses depois de violentos ataques aos fortins da barra, corajosamente defendidos pelas tropas aquarteladas em Cabedelo. Durante o domínio holandês deram-lhe os batavos maiores proporções e trocaram-lhe o nome para Margareta, em homenagem a uma dama da família de Nassau. O primeiro trecho da estrada de ferro só veio a construir-se em 1886, ligando o porto de Cabedelo à capital do Estado.

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Aparecida Dornelas Serviço Registral Rua Monsenhor Walfredo Leal, 123 Cep: 58310-000 Fone: (83) 3228-2122

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Paróquia MARIA MÃE DE DEUS (2000) Rua Golfo de Aden, s/n - Intermares Cep: 58310-000 - Cabedelo (PB) Fone: (83) 3248-4826 paroquiamariamaededeus@gmail.com

Paróquia SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS (1951) Rua Aderbal Piragibe, s/n - Centro Cep: 58310-000 - Cabedelo (PB) Fone: (83) 3228-3488

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa
[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências
[editar | editar código-fonte]

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Cabedelo
  2. http://cod.ibge.gov.br/23264

http://www.cnj.jus.br/corregedoria/registrocivil/index.php?