Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Brejo do Cruz, Paraíba - Genealogia

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

[[Brasil|BrasBrasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Brejo do Cruz Gotoarrow.png Paraíba

Brejo_do_Cruz_-_PB.jpg
(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip Brejo do Cruz.svg.png

Localização: Mesorregião Sertão Paraibano
                   Microrregião Catolé do Rocha
Área: 398,917 km²
Distância da Capital: 420Km

Datas
[editar | editar código-fonte]

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Distrito criado com a denominação de Brejo do Cruz, em 01 de outubro de 1874, desmembrado de Catolé do Rocha. Elevado à categoria de vila com a denominação de Brejo do Cruz. Em 08 de outubro de 1881, foi desmembrado de Catolé do Rocha,

Antigas Denominações
[editar | editar código-fonte]

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]

Localidades
[editar | editar código-fonte]

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

Distritos: Taissuí (Belém), São José

História
[editar | editar código-fonte]

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

O povoamento do território do atual município de Brejo do Cruz iniciou-se nos primeiros quartéis do século XVII. A fertilidade do solo e a existência dos mananciais atraiu para região não só paraibanos de outras paragens, potiguares, pernambucanos e até baianos. Dentre os principais povoadores destaca-se o português Antônio Barroso Pereira, que fixou-se no sítio Olho D'Água do Meio por volta de 1600. Em meados do século XVIII, Manoel da Cruz Oliveira, descendente dos Oliveira Ledo, proprietário das terras de Olho D`Água dos Boqueirões. Tal lugar foi denominado posteriormente de Olho d`Água dos Milagres. Manoel da Cruz, também fundador do povoado, em 1752, construiu uma igreja em homenagem a Nossa Senhora dos Milagres, em virtude da verificação de supostos milagres no local. Ao redor da Igreja, formou-se o núcleo populacional que recebeu o nome de Taquarituba, depois Brejo do Cruz, devido ao abrejado do lugar e também para homenagear o fundador. Segundo outra versão, Serra do Brejo teria sido a denominação primitiva do local, e a escritura de doação do terreno para construção da capela de Nossa Senhora dos Milagres entregue em 20 de abril de 1774 por D. Maria Manuela Pereira da Silva ao Pe. Manoel Joaquim Pereira Coimbra. Dada a confirmação de outras fontes da data de 1752 como a de edificação da capela, é de se supor que a construção do templo tenha antecedido a doação do terreno. Anos depois foi criada a feira semanal. Em 28 de fevereiro de 1859, foi instalada pela Presidência da Província uma sub-delegacia de Polícia. Em 1º de outubro de 1874, sancionada pelo Barão de Abiaí, então Presidente da Província, criou a Paróquia de Nossa Senhora dos Milagres, fato que concorreu para o desenvolvimento do lugar.

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Seviço Registral Oliveiros Soares

Rua Antonio Gomes, 105 Centro

Cep: 58890-000

Fone: (83) 3443-2304

Email: rcbrejocruz@hotmail.com

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Paróquia Nossa Senhora dos Milagres

Rua AntônioGomes, s/n Centro

Cep: 58890-000

Fone: (83) 3443-2307

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa
[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências
[editar | editar código-fonte]

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Brejo do Cruz
  2. http://cod.ibge.gov.br/237H8

http://www.cnj.jus.br/corregedoria/registrocivil/index.php?