Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Boa Ventura, Paraíba - Genealogia

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Boa Ventura

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip Boa Ventura.svg.png

Localização: Mesorregião Sertão Paraibano
                   Microrregião Itaporanga
Área: 132,136 km²
Distância da Capital: 371Km

Datas
[editar | editar código-fonte]

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Distrito criado com a denominação de Boa Ventura, em 23 de julho de 1901, subordinado ao município de Misericórdia. Em 15 de novembro de 1938, o município de Misericórdia passou a denominar-se Itaporanga, passando o distrito de São Boa Ventura a pertencer ao município de Itaporanga. Em 31 de dezembro de 1943, o município de Itaporanga, passou a denominar-se Misericórdia. Elevado à categoria de município com a denominação de Boa Ventura, ex-São Boa Ventura, em 01 de dezembro de 1961, desmembrado de Itaporanga.

Antigas Denominações
[editar | editar código-fonte]

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]

Localidades
[editar | editar código-fonte]

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História
[editar | editar código-fonte]

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

A origem do município remonta às terras pertencentes à Casa da Torre desde 1700. Em 1776, o Alferes Luís Pinto de Sousa estabeleceu-se na região, na Fazenda São Boaventura. Em 1887 iniciou-se a construção da Capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, concluída em 1892. A capela impulsionou o povoamento do local. Os pretéritos históricos do atual município de Boa Ventura, estão ligados a uma faixa de terra adquirida, na casa da torre na Bahia no ano de 1700. Passados por vários anos, a fazenda de São Boa Ventura, teve em 1776, o Alferes Luís Pinto de Souza e sua esposa, vindos de outras regiões, chegando aqui revelando-se como seus proprietários. Este casal no ano 1887, fez doação de um terreno a Nossa Senhora da Conceição, iniciando a construção da capela, a qual foi concluída em 1892. Já neste século desaparecia a velha imagem de sítio, surgindo nos arredores da capela um núcleo proporcional de pessoas. Esta localidade, começou a progredir, com o apoio dos grupos políticos. Destacando-se o Coronel Zuza Lacerda, pela sua luta contra os cangaceiros, mais tarde o Coronel Zuza Lacerda, sentindo-se desprestigiado pelo Governador José Peregrino de Araújo, com toda guarda preparou um movimento contra os Poderes Públicos Estaduais e Municipais, com objeto de conseguir a Independência do Estado de São Boa Ventura, criando a República da Estrela, durante 3 dias, o valor patriótico dos seus filhos exuberavam-se pela vontade de ver sua Pátria crescer melhorar, ser livre e independente.

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório Registro Civil e Notas

Rua Republica da Estrêla, 30 Centro

Cep: 58993-000

Fone: (83) 8895-4633

Email: luciapinto2013@hotmail.com

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Praça da Igreja, s/n Centro

Cep: 58993-000

Fone: (83) 8600-4827

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa
[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências
[editar | editar código-fonte]

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Boa Ventura (Paraíba)
  2. http://cod.ibge.gov.br/JAB

http://www.cnj.jus.br/corregedoria/registrocivil/index.php?