Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Bertioga, São Paulo - Genealogia

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Brasil Gotoarrow.png São Paulo Gotoarrow.png Bertioga

Bertioga foto.jpg


280px-SaoPaulo Municip Bertioga.svg.png

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Mesorregião Metropolitana de São Paulo
Microrregião Santos
Área:  491,701 km²
Distância da Capital: 80Km


Datas
[editar | editar código-fonte]

  • 1944 - Distrito criado com a denominação de Bertioga, subordinado ao município de Santos.
  • 1991 - Elevado à categoria de município com a denominação de Bertioga, desmembrado de Santos.

Antigas Denominações
[editar | editar código-fonte]

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]

Localidades
[editar | editar código-fonte]

Na divisa de Bertioga com o município de São Sebastião, encontra-se as Terras Indígenas do Rio Silveira, que hoje abrigam cerca de 500 índios da etnia Guarani. A aldeia está localizada na Praia de Boracéia.

História
[editar | editar código-fonte]

Bertioga surge na História do Brasil com a importância de um dos primeiros pontos geográficos com povoamento regular. Estes locais eram destinados à defesa do povoamento e foram palco de grandes batalhas entre a civilização, representada pelos portugueses de Martim Afonso de Sousa, e a barbárie, representada pelos tamoios de Aimberê, Caoaquira, Pindobuçu e Cunhambebe, em constantes incursões contra os colonizadores.
Seu povoamento teve início no ano de 1531, quando Martim Afonso de Sousa, nomeado Governador Geral da Costa do Brasil, aportou às águas da antiga Buriquioca. Com a intervenção de João Ramalho, Martim Afonso deixou em terra alguns homens para realizar ali uma primeira feitoria da nova fase, ou um pequeno fortim, partindo em seguida rumo ao sul, dirigindo-se para o outro lado da ilha, para fundar oficialmente a Vila de São Vicente.
Surge, nesta época, Diogo de Braga, personagem de origem desconhecida e que parecia viver entre os índios e agregados. Era casado com uma índia e já estava em Bertioga anos antes da chegada de Martim Afonso, falando corretamente a língua dos tupis. A ele, e seus cinco filhos e mais companheiros deixados pelo governador e donatário, se devem as tentativas de formação da primeira colônia e a construção de uma pequena estacada, que deu origem ao atual Forte São João.
Esta área constituiu-se importante ponto estratégico na defesa e vigia do caminho natural de tamoios e franceses: Fortaleza de São Tiago de Bertioga, ou São João, no trecho continental, e forte de São Luís, ou São Felipe, na fronteira ilha de Santo Amaro.
Essa fortificação só se efetivou em 1547, após ataques dos índios tupinambás, que incendiaram a primeira paliçada existente.
Após dois movimentos pró-emancipação, um em 1958 e outro em 1979, Bertioga finalmente conquistou sua autonomia no dia 19 de maio de 1991.

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelião de Notas do Município de Bertioga da Comarca de Santos
Telefone: (13) 33171583 / 33171883 / 33171198
Endereço: Avenida Anchieta - 1811 - Bertioga - SP - CEP 11250000
E-mail: atendimento@cartoriochacon.com.br
Horário de Funcionamento: De 2ª a 6ª feira das 9:00 às 17:00 horas e Sábado das 9:00 às 11:30 horas
Área de abrangência: Município de Bertioga.
http://www.cartoriochacon.com.br/

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

  • Biblioteca Municipal de Bertioga
    Avenida Tomé de Souza, 130 - Bertioga - SP - CEP: 11250-000
    Telefone:(13) 33174067

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa
[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências
[editar | editar código-fonte]

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Bertioga
  2. http://cod.ibge.gov.br/MBW
  3. http://www.cartoriosp.com.br/localize-um-cartorio.aspx
  4. http://www.bertioga.sp.gov.br/turismo/
  5. http://www.encontrabertioga.com.br/b/bibliotecas-em-bertioga.shtml