Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Bela Vista do Paraíso, Paraná - Genealogia

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraná Gotoarrow.png Bela Vista do Paraíso

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraná Municip Bela Vista do Paraíso.svg.png

Localização: Mesorregião Norte Central Paranaense
                   Microrregião Porecatu
Área: 242,692 km²
Distância da Capital: 429Km

Datas
[editar | editar código-fonte]

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)
Em 14 de dezembro de 1953, através da Lei n.º 1.542, o município foi desmembrado de Sertanópolis.

Antigas Denominações
[editar | editar código-fonte]

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Fazenda Floresta Ribeirão Vermelho;

Bela Vista;

Fazenda Paraíso.

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]

Localidades
[editar | editar código-fonte]

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História
[editar | editar código-fonte]

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

Entre as décadas de 1920 e 1930, o local onde hoje se encontra Bela Vista do Paraíso, fazia parte do município de Sertanópolis, e as terras integravam a Fazenda Floresta Ribeirão Vermelho, de propriedade de uma empresa colonizadora. Em 1928, a empresa efetuou a subdivisão de suas terras em glebas menores na expectativa de atrair compradores para o plantio do café. O empreendimento atraiu João Galdioli e sua esposa Maria Palmieri Galdioli, em 1929. Brasílio de Araújo (1883-1948), e sua esposa, chegaram em 1938. Entre as fazendas de café de Galdioli e Araújo, surgiu um povoado, em 1939, denominado de "Bela Vista" e a Fazenda de Brasílio de Araújo foi denominada de "Paraíso". Sonhando na criação de uma cidade, Brasílio doou parte de suas terras para a organização de serviços públicos e sociais, fazendo com que Maria Palmieri também contribuísse na doação de terras e na construção de edifícios para abrigar estes serviços.

O desenvolvimento do povoado foi rápido e fez com que Brasílio de Araújo lutasse para a emancipação política do local e assim, em 10 de outubro de 1947, Bela Vista foi elevado a categoria de município e recebeu o nome de "Bela Vista do Paraíso", sendo o "Paraíso", uma homenagem ao cafeicultor Brasílio de Araújo. Somente em 14 de dezembro de 1953, através da Lei n.º 1.542, o município foi desmembrado de Sertanópolis. Sua população, estimada em 2010, era de 15.079 habitantes.

Brasílio de Araújo[editar | editar código-fonte]

Brasílio de Araújo, cafeicultor e pecuarista, nasceu em Cerro Azul, em 23 de fevereiro de 1883. Fundou a Brasílio de Araújo & Cia., e ao criar a Fazenda "Paraíso", o seu nome ficou intimamente ligado à história de Bela Vista do Paraíso. Brasílio faleceu em 19 de março de 1948, e está enterrado na sepultura Q5 RA L1, do Cemitério São Francisco de Paula, em Curitiba.

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

ARAÚJO, Brasílio de; GALDIOLI, João; GALDIOLI, Maria Palmieri.

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Bela Vista do Paraíso - Histórico (IBGE Cidades)

• Prefeitura Municipal de Bela Vista do Paraíso

Outros Recursos de Pesquisa
[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bela Vista do Paraíso - Imagens Históricas - YouTube

• Bela Vista do Paraiso - Pr - YouTube

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

1.   GRASSI, Clarissa. Guia de Visitação ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Curitiba: Ed. do autor. 2014 - página 112, 113.

Referências
[editar | editar código-fonte]

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/VBela_Vista_do_Paraíso
  2. http://cod.ibge.gov.br/235BD