Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Belém do Brejo do Cruz, Paraíba - Genealogia

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Belém do Brejo do Cruz

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip Belém do Brejo do Cruz.svg.png

Localização: Mesorregião Sertão Paraibano
                   Microrregião Catolé do Rocha
Área: 603,038 km²
Distância da Capital: 312Km

Datas
[editar | editar código-fonte]

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Em 1937, figura no município de Brejo do Cruz o distrito de Belém. Em 15 de novembro de 1938, o distrito de Belém passou a denominar-se Bom Jesus. Em 31 de dezembro de 1943, o distrito de Bom Jesus passou a denominar-se Taiassuí. Em 07 de janeiro de 1949, o distrito de Taiassuí voltou a denominar-se Belém. Elevado à categoria de município com a denominação de Belém do Brejo do Cruz, em 22 de dezembro de 1961, desmembrado de Brejo do Cruz.

Antigas Denominações
[editar | editar código-fonte]

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]

Localidades
[editar | editar código-fonte]

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História
[editar | editar código-fonte]

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

A origem do município data de 1850, quando a Família Viana, ao que se diz, procedente do município de Sousa, instalou-se num pequeno sítio denominado Belém, explorou culturas de subsistência. A pequena propriedade, ficava localizada no local onde hoje está edificada a cidade de Belém do Brejo do Cruz. A origem do seu nome primitivo "Belém" não é conhecida exatamente, mas tudo leva a crer que foi influência da história sagrada da qual muito se ouvia a afirmativa "Cristo nasceu em Belém". Anos depois, o lugar tornou-se bastante conhecido devido as excelentes qualidades de suas terras, e outros moradores ali se fixaram, explorando a agricultura e organizando fazendas de gado bovino, atividade esta que teve um desenvolvimento muito rápido, constituindo-se numa das principais fontes de renda do município. Entre 1890 e 1900, procedente do município de Catolé do Rocha, o Sr. Antônio Pedro, iniciando o comércio local. Ele construiu um barracão, onde vendia os mais variados produtos, mormente alimentos e miudezas. Em 1920 foi construído um galpão onde passou a se realizar a feira semanal do lugarejo. Em tal galpão reunia-se a maior parte da população para trocar ou vender produtos da região. Sempre que se falar da história de Belém do Brejo do Cruz dois nomes devem ser lembrados como pioneiros de sua fundação: José Alves Ferreira Maia e Paulinho de Morais. No ano de 1928, Candinho Saldanha, como era conhecido, instalou uma pequena indústria de beneficiamento de algodão que muito influenciou no crescimento e progresso do povoado que pertencia a Brejo do Cruz. Evitando que o produto saísse "in natura" do município, encarecendo os custos. A indústria foi fechada em 1939, após a morte de seu idealizador. O povoado teve vários nomes, foi Belém, Bom Jesus, Taiassuí e finalmente Belém do Brejo do Cruz que conserva até hoje.

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório Andrade

Rua Alcindo Olimpio Maia, 235 Centro

Cep: 58895-000

Fone: (83) 3447-1066

Email: cartorioandrade@yahoo.com.br

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Paróquia de São Sebastião

Paça da Matiiz, s/n Centro

Cep: 58895-000

Fone: (83) 3447-1252

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa
[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências
[editar | editar código-fonte]

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Belém do Brejo do Cruz
  2. http://cod.ibge.gov.br/F4X

http://www.cnj.jus.br/corregedoria/registrocivil/index.php?