Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Amapá, Amapá - Genealogia

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Amapá Gotoarrow.png Amapá


Amapá Municip Amapá.svg.jpeg

Localização: Mesorregião Norte do Amapá
                   Microrregião Amapá
Área: 9 168,787 km²
Distância da Capital: 302Km

Datas
[editar | editar código-fonte]

Elevado à categoria de vila com a denominação de Amapá, em 1901. Em 1911, o município denominava Montenegro. Em 1930, o município de Amapá foi extinto. Em 1930, Montenegro voltou a denominar-se Amapá. Em 1933, o município de Amapá (ex-Montenegro), é constituído do distrito sede. Em 1938, o município passou a denominar-se Veiga Cabral, sendo que no mesmo ano o município de Veiga Cabral voltou a denominar-se Amapá.

Antigas Denominações
[editar | editar código-fonte]

  • Montenegro
  • Veiga Cabral

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]

Localidades
[editar | editar código-fonte]

O município é constituído de 2 distritos: Amapá, e Sucuriju.
Além da sede municipal, existem 12 núcleos populacionais consideráveis: Amapá Grande, Araquiçava, Base Aérea, Calafate, Cruzeiro, Paratu, Piquiá, Ramudo, Santo Antonio, Vista Alegre, Vulcão do Norte, Sucuriju.

História
[editar | editar código-fonte]

A história deste município é farta em acontecimentos ligados à conquista de terras, cujos reflexos afetavam o povo da fronteira do extremo norte. Os conflitos acentuaram-se ainda mais a partir de 1894, quando da descoberta de ouro em Calçoene. Este fato motivou ainda mais a presença de europeus e norte-americanos que se instalavam às cabeceiras do rio. Essa região ao Norte do Amapá foi contestada pelos franceses. Para resolver o problema de limites e por fim às lutas que marcaram os brasileiros do extremo norte do Brasil, o diplomata brasileiro José Maria da Silva Paranhos Júnior – o barão do Rio Branco – defendeu os direitos do Brasil, obtendo sentença favorável, por intermédio do juiz Walter Hauser. Assim, em 1 de dezembro de 1900 foi assinado o Laudo Suíço, determinando que o rio Oiapoque serviria como fronteira entre o Brasil e a França. Em 22 de outubro de 1901, pela li nº 978, desta data, surge o municipio de Amapá, com a denominação de Montenegro. Pela lei nº 799 é criada a Comarca de Aricari, compreendendo o então municipio de Montenegro. Em 14 de outubro de 1903 o então municipio de Montenegro volta a ganhar a nomenclatura de Amapá.Em 31 de março de 1938, pelo decreto do Estado do Pará de nº 2972, dá-se a denominação de Veiga Cabral ao municipio de Montenegro. Em 31 de outubro, pelo decreto nº 3.131, o municipio recupera seu nome antigo, modificado desde o dia 31 de março, através de decreto estadual. Trecho do Texto do historiador Edgar Rodrigues

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

CARTÓRIO DO 1º OFICIO DE NOTAS

REGISTRO PUBLICOS E ANEXOS.

Rua:Tiradentes nº 876.

Bairro:Centro.

Cidade:Macapá-AP.

Cep:68900-098.

Fone:(96) 32252954.

E-mail:cartotio1ofcmacapa@hotmail.com.


CARTÓRIO CRISTIANE PASSOS  2º TABELIONATO DE NOTAS

Oficio de Registro  Civil de Pessoas Naturais.

Rua: Santos Dumont nº 2736

Bairro:Buritizal

Distrito:Macapá.

Cidade:Macapá.

Cep:68900-450.

Fone:(96) 32422491.

CARTÓRIO DO 3º OFICÍO DE NOTAS

REGISTRO PUBLICOS E ANEXOS.

Rua:General Rondon nº45.

Bairro:Laguinha.

Cidade:Macapá-AP

Cep:68908-181.

Fone:(96)32252187.

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

  • Biblioteca Pública Municipal Castro Alves
    Rua Guarani, s/n - Centro
    Telefone:(96) 3421-1567

Outros Recursos de Pesquisa
[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências
[editar | editar código-fonte]

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Amapá_(município)
  2. http://cod.ibge.gov.br/234XF
  3. http://snbp.culturadigital.br/informacao/dados-das-bibliotecas-publicas/
  4. http://www.amapadigital.net/amapa.php