Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Algodão de Jandaíra, Paraíba - Genealogia

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Algodão de Jandaíra

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip Algodão de Jandaíra.svg.png

Localização: Mesorregião Agreste Paraibano
                   Microrregião Curimataú Ocidental
Área: 220,246 km²
Distância da Capital: 441Km

Datas
[editar | editar código-fonte]

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Distrito criado com a denominação Algodão, em 18 de janeiro de 1962, subordinado ao município de Remígio. Elevado à categoria de município com a denominação de Algodão de Jandaíra, em 29 de abril de 1994, desmembrado de Remígio.

Antigas Denominações
[editar | editar código-fonte]

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos
[editar | editar código-fonte]

Localidades
[editar | editar código-fonte]

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História
[editar | editar código-fonte]

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

Os primórdios da formação social e política de Algodão de Jandíra estão relacionados com o desbravamento do Agreste Paraibano, no idos do Século XVII. O lugar que, atualmente construiu um município novo, pertenceu à Remígio que, por sua vez, pertenceu ao Templo da Aldeia. Era uma terra agreste por onde transitavam levas de indígenas das antigas tabas de Queimadas, Jandíra Caxexa. Data de 1778 o primeiro registo da presença de colonizadores nas proximidades de uma lagoa que ficou conhecida como Lagoa de Remédio porque pertencia a um homem de nome Remígio, genro da Barbosa Freire, o desbravador. Jandaíra era uma fazenda distante, situada a meio-caminho entre Areia e Vila de Pocinhos. Próximo à fazenda Jandaíra havia a localidade de Algodão, passagem de gado e refúgio de tangerinos. O dono da fazenda Jandaíra, o major Joaquim dos Santos Leal envolveu-se num movimento político contrário ao Império. Esse movimento terminou se transformando num prolongamento da Revolta Praieira que começando em Recife, transferiu-se para Areia. Naquela cidade aconteceram conflitos armados. Os partidários do major Quincas Leal tiveram debater em retirada, transformando a antiga fazenda de Jandaíra num refúgio provisório. Sobre o major Quincas existe um curioso registro de seu envolvimento amoroso com uma pernambucana de nome Carlota Lúcia de Brito que o levou à desgraça. Arrastado, sem querer, a uma trama criminosa, o major Quincas Leal foi condenado a viver o resto do seus dias na antiga prisão de Fernando de Noronha, onde morreu debaixo dos piores sofrimentos. Seus familiares, os Santos Leal, foram durante anos perseguidos. Novamente a fazenda Jandaíra transformou-se num refúgio para garantias de sobrevivência daqueles familiares.

Famílias Tradicionais
[editar | editar código-fonte]

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições
[editar | editar código-fonte]

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório do Registro Civil

Rua Francisco Braga, 238 Centro

Cep: 58399-000

Fone: (83) 9163-8418

Email: terezinha.santos@bol.com.br

Cemitérios
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família
[editar | editar código-fonte]

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos
[editar | editar código-fonte]

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Outros Locais e Instituições
[editar | editar código-fonte]

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa
[editar | editar código-fonte]

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias
[editar | editar código-fonte]

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências
[editar | editar código-fonte]

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Algodão de Jandaíra
  2. http://cod.ibge.gov.br/IDR
  3. http://www.cnj.jus.br/corregedoria/registrocivil/index.php