Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Ajuda:Selecionar Imagens para a Wiki

Da wiki FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Imagens aumentam o valor educacional da Wiki, ilustrando palavras e tornando as páginas mais interessantes e atraentes.
O que procurar e o que evitar. Procure imagens de alta qualidade que sejam nítidas, atraentes e que ilustre devidamente um ponto sobre genealogia. Isso pode incluir exemplos de documentos, mapas, edifícios significativos para a genealogia e locais memoráveis associados a um lugar. Pergunte-se se essa imagem, ao ser adicionada, irá melhorar a qualidade, dignidade e reputação da Wiki, e também melhorar as páginas onde for exibida.
Tamanho. Contanto que você fique abaixo do limite de 2 MB, imagens maiores são melhores. Escolha a maior versão de uma imagem com menos de 2 MB. Se uma pequena imagem (tamanho especialmente em miniatura) for a única disponível, é geralmente melhor buscar uma imagem alternativa que seja maior, ou eliminar a imagem completamente. É muito melhor encolher um original grande do que ampliar um original pequeno. Se você não puder ler palavras escritas em uma imagem, a mesma terá pouco valor.
Direitos autorais. Sob nenhuma circunstância faça o envio de uma imagem com direitos autorais, ou uma imagem que pode estar protegida por direitos autorais, a menos que você tenha permissão específica, por escrito, para usá-la na Wiki. Seja capaz de provar a condição de direito autoral de cada imagem que você enviar. Durante o envio, informe a condição de direito autoral de cada imagem.
Dignidade e propósito. Evite imagens miniaturas, qualquer coisa que possa parecer borrada na Wiki, excessivamente "bonita" ou ilustrações estilo desenho animado, e imagens de baixa qualidade, gastas, sem dignidade, ou apenas parcialmente relevantes. Evite mapas que sejam muito pequenos a ponto de não se poder ler os rótulos. Evite adicionar imagens a menos que tenha em mente uma página onde seja útil e apoie a finalidade instrutiva da página. Evite adicionar um grande número de imagens sobre um determinado grupo étnico sem um propósito de ensino em mente para cada imagem.
Neutralidade. A Wiki é para leitores de todo o mundo. Prefira imagens que complementam sem caracterizar uma nação. Evite imagens excessivamente patrióticas que implicam em sentimentos a favor ou contra uma nação, grupo étnico, político ou religioso, em detrimento de outros. A política da Wiki é ser neutra em palavra e imagem.
Evite pessoas vivas. O único lugar onde imagens reconhecíveis de pessoas vivas ou possivelmente vivas são apropriadas na Wiki é onde um indivíduo carrega uma imagem de si mesmo para exibição em sua própria página de usuário.
Formato. Se necessário, praticamente qualquer imagem pode ser convertida em um dos tipos de arquivo compatíveis com a Wiki: png, jpg, jpeg, doc, xls, ppt, bmp, pdf, pptx, docx, xlsx, ou gif. Você poderá usar a opção "Salvar como" para uma imagem em um formato incompatível para mudar de formato. Ou você poderá importar a imagem no programa Irfanview e salvar em um tipo de arquivo compatível. Outra opção é colar uma captura de tela ([Shift] [Print Screen]) na tela de edição do Irfanview.
Onde procurar por imagens. Suponha que todas as imagens na Internet sejam de direitos autorais e, portanto, imprópria para a Wiki, a menos que você possa provar o contrário.
Quatro principais fontes de imagens sem direitos autorais são:
Wikipedia e a WikiMedia associada. A grande maioria de imagens (mas não todas) na Wikipedia pode ser utilizada na Pesquisa da Wiki do FamilySearch. Clique em qualquer imagem na Wikipédia para ver seu arquivo, descrição e status de direito autoral. Por exemplo, veja: Arquivo: GoldenGateBridge.jpg, ou: Arquivo: Klondike mining camp.jpg.
Comunidade Criativa. Algumas galerias de imagens na Internet, como imagens do Google e Flickr tem uma mistura de imagens com e sem direitos autorais. Use a Pesquisa da Comunidade Criativa em http://search.creativecommons.org/ para encontrar possíveis imagens para a Wiki. Certifique-se de seguir o link de cada imagem para saber sua situação de direitos autorais. Por exemplo, veja: Arquivo: Jewish cemetery.jpg.
Trabalho próprio. Se você criar uma imagem de si mesmo e for único proprietário dos direitos autorais, e se você estiver disposto a licenciar a imagem para uso público na Wiki, você poderá fazê-lo. Por exemplo, veja: Arquivo: Utah Territory 1856 map.png, ou: Arquivo: Cilmeri.png.
Recursos de imagem gratuitas na Wikimedia Meta-Wiki contém dezenas de sites com imagens livres para serem utilizadas, o que é adequado para uso na Pesquisa Wiki. Também inclui sete ferramentas de busca de imagens livres.
Imagens restritas. No caso de encontrar uma imagem que simplesmente seja indispensável e que esteja protegida por direitos autorais, ou restrita de algum outro modo, envie uma solicitação de permissão de uso por escrito ou por e-mail antes de usá-la na Wiki do FamilySearch. Inclua a situação de direitos autorais e sua permissão com a descrição da imagem quando você fizer o envio. Por exemplo, veja: Arquivo: Tonga Wesleyan Church.jpg, ou: Arquivo: Pecos Viaduct.jpg.
Preparando para fazer o envio de uma imagem.
1. Escolha a versão de uma imagem que seja maior, melhor e mais nítida, e que tenha menos de 2 MB.
2. Salve uma cópia da imagem em seu computador em um dos formatos de arquivos compatíveis com a Wiki.
3. Antes de fazer o envio de uma imagem, prepare-se, criando a descrição da imagem, incluindo:
Título. Escolha cuidadosamente o título da imagem, de modo a ser descritivo, breve e único. Verifique a ortografia.
Descrição. Dê informação suficiente na descrição para ajudar outros contribuintes a encontrarem facilmente sua imagem usando a ferramenta de busca da Wiki
Fonte. Dê o título e outras informações de origem, especialmente a URL da Internet e quaisquer outras fontes citadas. Se possível, use a fonte mais original possível, para fazer a citação.
Data. Coloque a data em que a imagem foi criada (e não a data em que fizer o envio), ou, se a informação estiver faltando, indique a data em que a imagem foi carregada na fonte onde a encontrou.
Autor. Dê crédito à pessoa que criou a imagem. Em alguns casos, este será um nome de usuário de Internet, caso em que, por favor nos dê o site da Internet do usuário também, por exemplo, "usuário Wikipedia."
Permissão. Dê a permissão(s) exata(s) ou licença(s) que você encontrou para a imagem que você vai carregar. Para obter uma lista parcial de possíveis licenças ver Ajuda: modelos de licença.
4. Selecione uma ou mais categorias para a imagem. Na maioria dos casos, isso irá coincidir com a categoria para a página onde você pretende exibir a imagem. Para obter informações sobre como selecionar uma categoria veja Ajuda: Categorização.
5. Teste sua descrição imagem usando o: Template: Informação. Copie e cole o seguinte e, em seguida, forneça as informações após cada marca igual:
{{Information
| Description =
| Source =
| Data =
| Author =
| Permission =
}}
Você não tem que usar este modelo para fazer o envio de uma imagem, mas ajuda! Testar o modelo com sua descrição (e não se esqueça de adicionar a categoria de teste) em uma página "caixa de testes". Para obter ajuda usando modelos veja Ajuda: Templates. Para obter ajuda para criar ou encontrar sua própria caixa de testes pessoal, ver a Wiki do FamilySearch Wiki: Sandbox (caixa de testes).
6. Copie e cole sua descrição, de preferência usando o modelo: Informações e categoria nos campos apropriados durante o processo de atualização de imagem.
Imagens Flickr.com
Nota: Se você encontrar uma imagem adequada online no Flickr.com, tome tempo para considerar o uso do Modelo: Flickr como um possível substituto para a descrição da imagem Template: Informação.